terça-feira, 2 de março de 2010

TURISMO COVILHÃ APRESENTADA À CIDADE


Tal como tínhamos aqui escrito no dia 28 de Dezembro de 2009, que a Câmara Municipal da Covilhã, se preparava para avançar com uma agência de promoção turística para a Cidade e para a Serra, ela aí está, e deu em, Associação Turismo da Covilhã.
Foi na segunda-feira, dia 01 de Março, durante a conferência de imprensa que se realizou no final da tarde, na Câmara Municipal, que foi apresentada a nova ASSOCIAÇÃO TURISMO COVILHÃ.
A Associação, constituída por dez parceiros de diversos sectores empresariais foi apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, que referiu que o objectivo principal desta entidade será a promoção e divulgação turística da cidade e da Serra da Estrela.

Segundo o Presidente da Câmara "ao promover a cidade, estamos a promover a Serra. Ao promover a Serra estamos a promover os outros municípios e a Região". Na primeira Assembleia Geral, que antecedeu a conferência de imprensa, foram eleitos os primeiros órgãos sociais para o quadriénio 2010-2013, ficando constituídos da seguinte forma:
Mesa da Assembleia: presidente VIAGENS ABREU; vice-presidente CLUBE NACIONAL DE MONTANHISMO e secretário, PEREIRA & ANTUNES, Lda. O Conselho Fiscal presidido pelo CREDITO AGRÍCOLA - CAIXA DA REGIÃO DO FUNDÃO E SABUGAL e na vice-presidência CRUZ MARTINS.
O MUNICÍPIO DA COVILHÃ preside a Direcção da ATC tendo como vice-presidente o HOTEL SOLNEVE e como vogais a TURISTRELA, o HOTEL TRYP D. MARIA e o HOTEL TURISMO DA COVILHÃ, ficando a direcção executiva a cargo do Vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Pedro Farromba.
Inseridas no Plano de Actividades da ATC foram apresentadas algumas iniciativas e investimentos para 2010, nomeadamente no âmbito da divulgação e promoção da nova imagem do TURISMO COVILHÃ que se iniciará de imediato, através de campanhas em outdoors e imprensa, elaboração de packs turísticos, folhetos, mapas, merchandising e criação de um "selo" de certificação de todos os parceiros da ATC. Uma das grandes novidades desta Associação passa pela construção de um POSTO DE TURISMO na entrada principal da cidade, na Alameda Pêro da Covilhã junto à rotunda e cruzamento para o Refúgio. Um projecto denominado pelo Presidente da Câmara como “cápsula de vidro” que assenta em linhas simples e modernas com painéis informativos e inter-activos no seu interior.
A construção de uma PISTA DE ESQUI URBANO, próxima do centro urbano, junto à Carreira de Tiro, é outra novidade apresentada pela ATC. O projecto irá ocupar uma área com cerca de 10 hectares e permitir a prática de esqui e snowboard durante todo o ano. A infra-estrutura terá ainda outros equipamentos de diversão e entretenimento para o público em geral. Um investimento que ronda os cinco milhões de euros e que só terá viabilidade de construção caso a candidatura para comparticipação financeira, apresentada ao programa "Turismo 2015", seja aprovada.
O Plano "Selecção Nacional de Futebol", cujo estágio se irá realizar na Covilhã de 12 de Maio a 4 de Junho, será um dos pontos fortes para a promoção da cidade. A ATC irá apostar na decoração dos autocarros dos jogadores, na transmissão televisiva dos jogos internacionais que irão decorrer no Complexo Desportivo, na promoção do comércio tradicional e na divulgação das actividades que irão decorrer diariamente por todo o concelho.
Outros projectos de âmbito turístico e cultural estão a ser desenvolvidos pela Câmara Municipal no concelho, nomeadamente a rede de museus municipais, que incluí o Museu do Queijo, Museu da Cor, Museu da Cidade e ainda, em fase de estudo, o Museu do Operário Têxtil em paralelo com a qualidade cultural e desportiva da programação mensal para o concelho.
Fonte: C.M.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário