segunda-feira, 1 de março de 2010

BATIDA ÀS RAPOSAS


Bonita Festa - em final de época venatória – dia 28 de Fev. de 2010.

(O João Pombo com um bonito exemplar)

Como amante da caça não quis perder pitada nenhuma nesta batida de final de época, realizada pela Associação de Caça e Pesca do Tortosendo.
E como foi bonito de apreciar, desde a chegada dos muitos participantes, entre caçadores e batedores, que cerca das oito horas da manhã, começavam a concentrar-se junto da sua sede social.
Pelas 8,30 horas da manhã e depois do presidente da associação, fazer uma chamada de atenção para o cumprimento de algumas normas de segurança que nestes casos se repetem mas é sempre bom de referir, toda a gentinha partia para o campo.
Por volta das 9, começava o barulho ensurdecedor dos batedores dentro da mancha, para fazer com que as raposas, se possam deslocar às portas dos caçadores, previamente estabelecidas.
Pouco tempo depois ouvia-se, aí vai uma! e foi mesmo, só que matreira como de costume, deu-se ó luxo de passar entre portas, dizem quem a viu, muito sorrateirinha e a furtar-se de toda a gente.
Um pouco mais abaixo, a sorte da primeira, não houvera de ter esta, que direitinha à porta de mestre Mário da oficina, este não perdoou. E quem sabe nunca esquece!
Mais algumas batedelas pelo campo, o que é certo: é que com matreirice ou sem matreirice estes “ Vulpes vulpes “nunca mais se viram e assim havia de terminar esta mui nobre caçada em desfavor da do ano transacto de duas para uma.
Seguiu-se como de costume, um almoço convívio que se havia de prolongar pela tarde dentro, entre todos os presentes, com a nossa tradicional “feijoada cozida em forno de lenha”.
Por aí ouve empate com o ano passado, porque se comeu bem, conviveu-se muito e foi uma bonita festa, como já havia acontecido o ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário