segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ainda e Sempre a "BARRAGEM DAS CORTES"

A novela prossegue!

BARRAGEM DEVE-SE A PEDRO PASSOS COELHO

O presidente da câmara municipal da Covilhã atribui o avanço do processo da construção da barragem da ribeira das Cortes ao empenhamento pessoal do atual 1º Ministro. Na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, que decorreu na CMC, o autarca deixou ainda críticas ao anterior Governo.

PROVIDÊNCIA CAUTELAR NÃO PREOCUPA CARLOS PINTO

O presidente da câmara da Covilhã está convicto que a providência cautelar não vai dar em nada, admite que as relações com os municípios que a subscreveram estão beliscadas e elogia a postura do Fundão nesta matéria.

Em entrevista ao programa "Flagrante Direto" da RCB, o presidente da câmara da Covilhã mostra-se convencido que a providência cautelar apresentada pelos municípios que integram o sistema multimunicipal Águas do Zêzere e Côa, com o objetivo de travar a construção da barragem das Cortes, não vai dar em nada "os tribunais vão naturalmente, face à lei, concluir que não há qualquer razão para aquilo que eles invocam". O autarca covilhanense recorda uma decisão idêntica da câmara do Fundão que não teve provimento "o município do Fundão invocou exatamente a mesma coisa, e perdeu a ação, gastou dezenas de milhares de contos e não teve qualquer vencimento, exatamente com os mesmos pressupostos".

O autarca admite que a postura adotada pelos municípios belisca o relacionamento com a câmara da Covilhã "como é evidente, estão postos em causa princípios fundamentais de relacionamento institucional" e sobre o assunto, o autarca deixa uma comparação "esta situação faz-me lembrar aqueles náufragos à procura de uma tábua de salvação que os retire do mar alto onde se meteram".

Carlos Pinto elogia ainda a postura da câmara do Fundão que não subscreveu o documento "eu fiquei muito satisfeito com a atitude do Fundão, com a atitude do Dr. Paulo Fernandes que foi um homem de carácter e clarividência porque percebeu como é os nossos problemas podem ser resolvidos não construindo uma barragem no município vizinho?".

O autarca critica ainda o governo do Partido Socialista que "tentou fazer o que o mesmo que agora estão a fazer os municípios, isto é, a Covilhã não entrou no sistema e agora vai ser castigada". Carlos Pinto deixa alguns exemplos "o financiamento da ETAR da Covilhã foi boicotado, eu tive que fazer uma parceria público-privada para construir a ETAR". O ex-secretário de estado do ambiente, do governo do Partido Socialista, foi outro dos alvos do autarca "ele boicotou, valendo-se de abaixo assinados sobre a barragem, a concessão da prorrogação de uma declaração de impacto ambiental durante anos e que chegou lá este governo e desbloqueou, quais eram as questões técnicas que o POVT subscrevesse o contrato de financiamento? boicote puro".

A garantia do secretário de estado adjunto da economia e desenvolvimento regional, que presidiu, na Covilhã, à cerimónia de assinatura do contrato para a construção da barragem das Cortes. Almeida Henriques recusou pronunciar-se sobre o fundamento da carta subscrita por várias autarquias ao ministério da economia e sobre a providência cautelar apresentada no tribunal.

Fonte: RCB

Sem comentários:

Enviar um comentário