segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CENSOS 2011

Bem-vindo aos Censos 2011!

O Instituto Nacional de Estatística convida toda a população a participar activamente na realização dos Censos 2011 — o XV Recenseamento Geral da População e o V Recenseamento Geral da Habitação — e a responder com rigor aos seus questionários.

A operação CENSOS 2011 tem início no dia sete de Março, com a distribuição dos questionários à população, e os resultados preliminares serão conhecidos em Julho.

21 de Março é dia dos Censos 2011 (também chamado Momento Censitário). Nesse dia inicia-se o período de resposta, a ele devendo referir-se as informações a prestar.Todos os alojamentos vão ser contactados pelos Recenseadores do INE, devidamente identificados e que, porta a porta, vão percorrer o país para entrega dos questionários em papel e dos códigos necessários para resposta pela Internet.
Pela primeira vez, em Portugal, vai poder responder aos Censos também pela Internet: é cómodo, é fácil e é seguro! Pode fazê-lo entre 21 de Março e 10 de Abril em http://www.censos2011.ine.pt/.
Para o sucesso da operação é indispensável que cada um de nós reconheça a relevância da sua resposta e colabore com o recenseador! Recorde-se que ao responder aos Censos está a exercer simultaneamente um direito e um dever de cidadania. Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retrato do país e das medidas que, a partir dele, vierem a ser tomadas.
Ao INE coube, ao longo dos últimos 5 anos, a responsabilidade de montar esta grande operação. A partir de 21 de Março o sucesso definitivo dos Censos 2011 passa a estar verdadeira e inquestionavelmente nas mãos de todos e de cada um!
Portugal conta connosco. Nós contamos consigo!
Fonte: INE

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ORFEÃO DA LAT


O Orfeão da Liga dos Amigos do Tortosendo, vai estar presente hoje, dia 24 de Fevereiro, pelas 21.30 horas, no auditório das sessões solenes da UBI (Polo 1) afim de participar num concerto de Gala da UBI, comemorativo dos 25 anos da Universidade da Beira Interior.

O concerto conta ainda com a participação da Banda da Covilhã e dos coros da UBI e do Orfeão da Covilhã.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sport Tortosendo e Benfica

SEDE SOCIAL

Estando prevista a sua inauguração durante o mês de Maio, continuam em bom ritmo as obras de remodelação da sede social desse popular clube do Tortosendo.

Notando-se já nas paredes exteriores do prédio o contraste das cores (encarnado e branco) que dizem respeito às insígnias do clube.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO SENHORES CAÇADORES !


Será Isto Possível!

Como achamos a notícia de importante relevância para os caçadores e para o futuro da caça, recorremos a informações disponibilizadas pela Federação Portuguesa de Caça.
Aqui Ficam:
Licenças das armas sobem até aos 400%
Escrito por Fencaça
Terça, 15 Fevereiro 2011
Licenças das armas sobem até aos 400%
Um projecto de portaria do Ministério da Administração Interna (MAI) prevê aumentos até 400% nas taxas e licenças aplicáveis no âmbito da Lei das Armas.
Os caçadores, entre os mais afectados pela subida de preços, reagiram ontem com "indignação" pela voz de Jacinto Amaro, presidente da Federação Portuguesa de Caça: "Se a portaria for por diante, o MAI irá ficar com milhares de armas, pois faremos questão de num só dia as entregarmos todas." A licença de uso e porte de arma do tipo C, a mais usada na actividade, sobe de 85 para 185 euros (mais 117,64%).
Nos restantes tipos, o crescimento ronda os 120%. Os alvarás de armeiro passam a custar entre os 330 e os 3255 euros (mais 117% a 120%) e os alvarás e licenças para carreiras e campos de tiro entre os 545 e os 2390 euros. Os alvarás de entidades formadoras sobem 300%, ou seja, para os mil euros. A proposta de actualização da Portaria 934/2006 inclui outros aumentos, que no caso da importação ou exportação de armas podem chegar aos 400%.
Noticia do Correio da Manhã dia 12-02-2011

Crónica de uma morte anunciada - Licenças das armas sobem até aos 400%

Escrito por Fencaça
Quarta, 16 Fevereiro 2011 12:03
A FENCAÇA ficou estupefacta ao tomar conhecimento do teor da proposta de Portaria elaborada pelo Ministério da Administração Interna referente ao novo Regulamento de Taxas a cobrar pelos actos previstos na Lei das Armas, que pretende duplicar e triplicar o seu valor.
No dia 13/2/2011 procedeu ao envio de uma carta ao Sr. Ministério da Administração Interna, Dr. Rui Pereira, onde o informamos que, caso assine a referida Portaria irá ficar para a história como o cognome de “O Coveiro dos Caçadores”.
Alertamos igualmente o Ministro em causa de que, a publicação da Portaria impedirá que milhares de caçadores com poucos recursos económicos possam continuar a caçar e empurrará para a ilegalidade muitos outros.
A FENCAÇA informou o Ministro em causa que caso a Portaria venha a ser publicada, fará questão de, num só dia, lhe depositar à porta do ministério, milhares de armas de caçadores que se vêm impedidos de caçarem devido às aberrações desencadeadas pelo ministério que preside.
Cientes de que o bom senso imperará, a FENCAÇA sugeriu a suspensão da Portaria em causa de forma a evitar males maiores, pois nada justifica o aumento proposto.
Sr. Caçador e demais afectados, sugerimos-lhe que mostre o seu descontentamento ao Ministério da Administração Interna
Copie este texto e envie-o:
por email para : dirp@sg.mai.gov.pt
ou por fax para: 213 468 031

Assunto: Proposta de Portaria – Taxas a cobrar pela PSP

Exmº. Senhor Ministro da Administração Interna
Ainda não refeitos de uma lei das armas que trata os caçadores como criminosos e que é a responsável pela perda de 10.000 caçadores por ano, os que ainda conseguimos sobreviver constatamos que a PSP em vez de se centrar na caça aos delinquentes, centra-se agora na caça às taxas e caça às coimas.
Sugerimos que não publique a Portaria referente ao Regulamento das taxas a cobrar pelos actos previstos na Lei das Armas, pois se o fizer irá acabar com o sector da caça em Portugal.
Actualizado em ( Quarta, 16 Fevereiro 2011 )

Bem-vindo à Fencaça
Caros Associados
Escrito por Fencaça
Quinta, 17 Fevereiro 2011
Recebemos do gabinete do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna a seguinte comunicação:
Incumbe-me o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Dr. José Conde Rodrigues, de comunicar a V. Exas. que ao contrário do que já saiu em alguns meios de comunicação, o projecto de portaria que fixa os valores das taxas correspondentes ao regime jurídico de armas e munições, está ainda em fase de análise, constituindo a referência a quaisquer valores mera especulação.
O Senhor Secretário de Estado Adjunto, Dr. José Conde Rodrigues, agradece que esta informação seja divulgada a todos os vossos representados.
Á qual demos a seguinte resposta:
...continuamos na expectativa de que os valores das taxas correspondentes ao regime jurídico de armas e munições se mantenham inalterados, por já serem elevados.A situação está a ser revista, devemos manter-nos atentos à sua evolução.
Os problemas não se resolvem sozinhos, como pode constatar a mobilização dos caçadores é determinante, esteja atento às iniciativas que levadas a cabo pela FENCAÇA , pois essa é a forma de melhor conseguimos defender os interesses de todos caçadores.

Caso queira conhecer as nossas acções e ser informado dos temas em análise/discussão que afectam os caçadores e o mundo da caça, envie-nos o seu email para o seguinte endereço: sede@fencaca.pt
Jacinto Amaro
O Presidente da FENCAÇA.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

" O CANTINHO DA RITA"

Agora na Avenida 5 de Outubro na freguesia de Tortosendo, mora o “Cantinho da Rita”.











Este é um café recente que abriu dia 7 de Fevereiro de 2011, na loja 8 do prédio dessa avenida. Um dia destes passei por lá e gostei muito do que vi. Um café aconchegado, notando-se um bom gosto na decoração e uma amabilidade estonteante na figura da sua proprietária, menina Rita Proença.












Por tudo isto, muitos parabéns para a sua proprietária e muitas felicidades para o "Cantinho da Rita".

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CPT - PINHOS MANSOS








CAMINHADA NOCTURNA



O Centro Popular de Trabalhadores dos Pinhos Mansos, leva a efeito no próximo Sábado, dia 19 de Fevereiro, uma caminhada nocturna.

Com concentração às 20,30 horas, junto da sede, irá percorrer o seguinte itinerário: Sede – Quinta do Bogalheiro – Estação dos Caminhos de Ferro – Quinta da Claraboia – Souto Escuro – Passal – Pontes – Rua do Terroeiro – Rua dos Loureiros – Quinta da Estremilda – Calvário – Caminho do Prior – Sede.

No final haverá cacau quente para todos os caminheiros.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ANTÓNIO MOREIRA e "UM TORTO DE BLOG"

Amigo e Senhor

António Moreira

Fiquei estupefacto ao ler esta notícia, o término do seu (nosso blog).

http://www-tortosendo.blogspot.com/2011/02/minha-ultima-opiniao.html

Não posso conceber de forma alguma, que o meu Amigo se deixe abater por qualquer coisinha de somenos importância, que não sabendo eu, do que se trata, jamais poderei encontrar razão suficiente para tamanha tomada de atitude.

Daqui deste cantinho lhe queria transmitir total apoio e solidariedade, pelo trabalho que desempenhou e com certeza irá continuar a desempenhar, em prol deste nosso Tortosendo.

Haverá alguém que possa duvidar do bom trabalho que tem desenvolvido em prol desta terra?

Concordâncias, discordâncias, elogios ou críticas, fazem parte das nossas vidas e de uma democracia pura, só as ditaduras as não suportam.

Discordâncias ou críticas em democracia, algumas vezes, fazem despertar mentes adormecidas.

Ao sentarmo-nos à mesa de um restaurante, apresentam-nos a ementa, porque nem todos gostam de comer do mesmo, mas cada qual come do que gosta.

E quando se não gosta, põe-se de lado!

Compreendo que alguma razão existiu para o fazer perder as estribas, porque jamais o tinha lido a escrever desta forma, como foi o caso, mas um homem não é de ferro.

Amigo e Senhor António

Sê Forte, não se deixe abater por esses alguns sem escrúpulos, que mais não sabem fazer do que dizer mal, mas que nada fazem.

E nesta terra há tantos!

Mas o foco começa a estar cada vez mais identificado.

Amigo e Senhor António, venha comigo, tentar juntarmo-nos aos bons, para que possamos ser como eles, porque se nos viramos para o lado dos maus, um dia destes estaremos piores do que eles.

Muita força Amigo

E, UM TORTO DE BLOG, SEMPRE EM FRENTE.


Escolas com contrato de associação aceitam redução do financiamento


Educação: Acordo no ensino privado

O Ministério da Educação e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP) chegaram a acordo em relação às escolas com contrato de associação.

O ensino particular aceitou a redução de verbas a atribuir pelo Governo por turma, de 114 mil para 80 mil euros por ano.

Em contrapartida, o Ministério aceitou a proposta para que nenhuma das 91 escolas com contrato de associação venha a perder esses contratos e que os mesmos tenham duração de cinco anos.

O acordo prevê a redução de 214 turmas defendida num estudo sobre a rede mas o corte será feito de modo gradual, ao longo dos próximos três anos lectivos.

"Foi o acordo possível", defendeu João Alvarenga, presidente da AEEP.

Já a ministra Isabel Alçada congratulou-se com o entendimento, sublinhando que a "persistência compensa"

Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SERRA BRANCA 2011


Forças do Centro de Tropas de Operações Especiais do Exército Português vão realizar um exercício terrestre, denominado “ Serra Branca 2011” no período de 14 a 18 de Fevereiro, na Serra da Estrela, mais especificamente nas áreas do Covão da Ametade – Cântaro Magro – Piornos – Torre.

Chama-se a atenção para que, deste exercício constam deslocamentos quer a pé, quer com viaturas e em todas as acções são executadas rigorosas medidas de segurança no sentido da salvaguarda de pessoas e bens.

Hidroginástica


Tendo como finalidade o fomento da prática da Hidroginástica, bem como oferecer um conjunto de actividades desportivas à população, a Câmara Municipal da Covilhã agendou para o próximo Sábado, dia 12 de Fevereiro, às 15:30 horas, um Master Classe na Piscina Municipal.

Como o nome indica, este tipo de aula é dirigida a toda a população que queira participar e tem entrada livre.

Vários professores irão mostrar as melhores coreografias, movimentos e estilos de ginástica dentro de água.

A actividade é destinada a maiores de 14 anos, sendo obrigatório o uso de touca, chinelos e fato de banho.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"DATA CENTER" da (PT) na COVILHÃ


PT investe 30 a 50 M € em data center na Covilhã

O novo centro de dados (data center) da Portugal Telecom (PT) vai representar um investimento de 30 a 50 milhões de euros, numa primeira fase, na Covilhã, e vai permitir que o serviço de televisão Meo funcione sem caixa.

O anúncio foi feito pelo presidente executivo da PT, Zeinal Bava, durante a apresentação daquele que vai ser um dos maiores centros de armazenamento de dados da Europa e que vai apostar na exportação de capacidade de armazenamento e aplicações.

Os servidores e escritórios vão ocupar uma área equivalente a 10 vezes o Pavilhão Atlântico (45 mil metros quadrados) num local nos arredores da Covilhã ainda por definir.

Diário Digital / Lusa

___________________________________________

Telecomunicações

Autarca da Covilhã diz que centro de armazenamento de dados da PT é um investimento Pujante.

04.02.2011 - 17:29 Por Lusa

O investimento de 30 a 50 milhões de euros da Portugal Telecom (PT) num centro de armazenamento de dados (data center) representa “uma pujante âncora para a Covilhã”, realçou hoje o presidente do município, Carlos Pinto.

O ‘data center’ hoje apresentado pela PT está entre os maiores investimentos já realizados na Beira Interior e há grandes expectativas sobre os efeitos positivos para a Covilhã e região.

“A decisão da PT constituirá para a Covilhã uma pujante âncora, que há muito aguardávamos, com a consciência do potencial que representa para irradiar consequências muito positivas noutros sectores”, referiu Carlos Pinto, presidente da câmara, na cerimónia de apresentação.

Segundo Zeinal Bava, presidente executivo da PT, o centro de dados vai criar 100 postos de trabalho directos, muitos relacionados com engenharias.

A criação de um pólo tecnológico e sinergias com a Universidade da Beira Interior deverá fomentar, pelo menos, “outros 400 empregos na área das tecnologias de informação”, acrescentou.

A PT prevê a criação de parcerias com a UBI para desenvolvimento de programas de inovação e como ponto de recrutamento.

A angariação de clientes externos para o centro de dados, muitos deles internacionais, aponta ainda para a dinamização da economia local, nomeadamente ao nível da hotelaria, restauração e transportes.

A Covilhã foi escolhida pela PT de um grupo de 26 cidades de todo o país analisadas por consultores internacionais.

Segundo Zeinal Bava, o baixo risco de fenómenos naturais, os bons acessos a infra-estruturas de base, o baixo impacto ambiental e a possibilidade de aproveitar recursos sustentáveis foram critérios chaves para a escolha da cidade.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fim de contrato para dez colégios

O CORREIO DA MANHÃ, publicava hoje, assim a notícia:

Um estudo da Universidade de Coimbra, que analisou as 91 escolas privadas com contratos de associação, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (ME), propõe a redução de 214 turmas contratualizadas para o próximo ano lectivo.

O estudo sugere ainda a resolução dos contratos de associação com dez escolas: as do centro urbano de Coimbra (colégios Rainha Santa Isabel, São Teotónio e S. José e Cooperativa de Ensino de Coimbra), o Externato Bartolomeu Dias (Loures), a Escola Santa Joana (Aveiro), o Externato Nª Srª Remédios (Covilhã), o Colégio São João de Brito (Lisboa), o Externato Júlio César (Odivelas) e a Cooperativa de Ensino do Alvito. Nos últimos três casos, é proposto mesmo o fim do contrato já no ano lectivo 2011/12.

Se nos casos de Coimbra, Loures e Alvito a sugestão deve-se à existência de oferta pública, noutras a justificação é a falta de resposta social a alunos carenciados ou porque o contrato destina-se apenas ao ensino recorrente (S. João de Brito).

António Rochette, coordenador do estudo – e ex-vereador do PS na Câmara de Coimbra –, explicou que "foram analisados os locais de residência de todos os alunos, a rede de transportes, a demografia e a realidade social". Nalguns casos, o número de alunos com acção social escolar é diminuto – no Colégio Rainha Santa Isabel, apenas 5 dos 422 alunos são carenciados. A ministra Isabel Alçada garantiu que os resultados do estudo serão "analisados". "O ME apresentará a cada estabelecimento o número de turmas a contratualizar." A governante assegurou que a diminuição de turmas "será apenas no ano de início de cada ciclo [5º, 7º e 10º]" pelo que "os alunos nunca terão de mudar de escola a meio do ciclo" e admitiu que pode haver casos de aumento de turmas.

O dia foi de reuniões entre o ME e a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Co-operativo. Ao final da tarde, Trocado da Mata, secretário de Estado, referiu que 80% das escolas já assinaram a adenda aos contratos, que diminui o financiamento por turma.


Daqui mesmo, só podemos achar tristeza a esta notícia.