sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"DATA CENTER" da (PT) na COVILHÃ


PT investe 30 a 50 M € em data center na Covilhã

O novo centro de dados (data center) da Portugal Telecom (PT) vai representar um investimento de 30 a 50 milhões de euros, numa primeira fase, na Covilhã, e vai permitir que o serviço de televisão Meo funcione sem caixa.

O anúncio foi feito pelo presidente executivo da PT, Zeinal Bava, durante a apresentação daquele que vai ser um dos maiores centros de armazenamento de dados da Europa e que vai apostar na exportação de capacidade de armazenamento e aplicações.

Os servidores e escritórios vão ocupar uma área equivalente a 10 vezes o Pavilhão Atlântico (45 mil metros quadrados) num local nos arredores da Covilhã ainda por definir.

Diário Digital / Lusa

___________________________________________

Telecomunicações

Autarca da Covilhã diz que centro de armazenamento de dados da PT é um investimento Pujante.

04.02.2011 - 17:29 Por Lusa

O investimento de 30 a 50 milhões de euros da Portugal Telecom (PT) num centro de armazenamento de dados (data center) representa “uma pujante âncora para a Covilhã”, realçou hoje o presidente do município, Carlos Pinto.

O ‘data center’ hoje apresentado pela PT está entre os maiores investimentos já realizados na Beira Interior e há grandes expectativas sobre os efeitos positivos para a Covilhã e região.

“A decisão da PT constituirá para a Covilhã uma pujante âncora, que há muito aguardávamos, com a consciência do potencial que representa para irradiar consequências muito positivas noutros sectores”, referiu Carlos Pinto, presidente da câmara, na cerimónia de apresentação.

Segundo Zeinal Bava, presidente executivo da PT, o centro de dados vai criar 100 postos de trabalho directos, muitos relacionados com engenharias.

A criação de um pólo tecnológico e sinergias com a Universidade da Beira Interior deverá fomentar, pelo menos, “outros 400 empregos na área das tecnologias de informação”, acrescentou.

A PT prevê a criação de parcerias com a UBI para desenvolvimento de programas de inovação e como ponto de recrutamento.

A angariação de clientes externos para o centro de dados, muitos deles internacionais, aponta ainda para a dinamização da economia local, nomeadamente ao nível da hotelaria, restauração e transportes.

A Covilhã foi escolhida pela PT de um grupo de 26 cidades de todo o país analisadas por consultores internacionais.

Segundo Zeinal Bava, o baixo risco de fenómenos naturais, os bons acessos a infra-estruturas de base, o baixo impacto ambiental e a possibilidade de aproveitar recursos sustentáveis foram critérios chaves para a escolha da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário