Já são mais de 16.700 os portadores do Cartão Social Municipal da Covilhã.
Lançado em Julho de 1998, o documento nasceu da preocupação desta Autarquia em conceber mecanismos que, de alguma forma, pudessem minimizar as dificuldades sociais, económicas e familiares dos idosos do Concelho. De forma gradual e faseada, os benefícios foram alargados a outras camadas da população, igualmente vulneráveis e que apresentam dificuldades idênticas, criando-se uma plataforma de igualdade e paridade social.
Assim, o Cartão Social Municipal (CSM) destina-se a prestar apoio aos idosos, reformados, pensionistas, portadores de deficiência comprovada, com grau de desvalorização igual ou superior a 60 por cento e cônjuges do utente activo com idade superior a 60 anos, residentes e eleitores na Covilhã.
Uma das iniciativas destinadas aos portadores deste documento são as Matinés Dançantes "Chá com Biscoito", que se realizam todas as Quartas-feiras, às 15h00, no Teatro Municipal. Durante o ano de 2011, a Câmara Municipal promoveu 51 matinés, onde 5 foram temáticas (Carnaval, Páscoa, São Valentim, São Martinho e Fim de Ano) e em que participaram cerca de 9 mil pessoas, o que equivale a uma média de 175 pessoas por semana.
Durante o ano também são desenvolvidas viagens turísticas para os utentes do CSM. Este ano foram feitas 6 viagens cujos destinos foram Braga, Guimarães e Lamego; Fátima; Douro; Santoinho; Cruzeiro no Tejo e Coimbra / Buçaco.
Face ao elevado número de beneficiários, o serviço de apoio aos utentes passou, em Maio, a ser feito no edifício central desta Autarquia, que é diariamente procurado para proceder ao levantamento de senhas da Covibus, para inscrição nas viagens turísticas ou para esclarecimento de dúvidas.
Como novidade, em Outubro de 2011 teve início a substituição dos cartões em papel por títulos electrónicos de proximidade. Nas freguesias urbanas foram entregues até ao final do mês de Novembro cerca de 2 mil cartões.
No final do mês de Dezembro, a Câmara da Covilhã procedeu à distribuição de 12 equipamentos de teleassistência. Dispositivos de emergência accionados pelo telefone, que visam proporcionar maior segurança aos idosos, e que irão no próximo ano ser estendidos a 100 utentes, num projecto-piloto a desenvolver em parceria com a Fundação P.T.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
CÂMARA ISENTA PROPRIETÁRIOS AGRÍCOLAS DE TAXAS DE OCUPAÇÃO DE SOLOS
Na Reunião do dia 16 de Dezembro, a Câmara Municipal da Covilhã deliberou isentar os particulares do pagamento das taxas de ocupação de solo e subsolo, em todos os casos que se verifique a necessidade de atravessamento das condutas de água para a rega dos solos.
Trata-se de uma medida excepcional, tendo em conta a crise económica e social vivida hoje em Portugal, que visa incentivar a rega dos solos e a actividade agrícola local, e contribuir desta forma para o desenvolvimento económico do concelho e da região.
Com esta medida, que entrará em vigor no dia 1 de Janeiro, os proprietários dos terrenos ficarão isentos do pagamento de taxas por um período de dois anos, o que constitui um incentivo à prática agrícola, e contribui para melhorar a qualidade de vida das famílias e das populações.
Fonte: CMC
Sem comentários:
Enviar um comentário