quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hoje foi dia de S. Miguel

Cumpre-se a tradição no dia do seu padroeiro, 29 de Setembro.

Aí esta a secular Feira de S. Miguel que todos anos, aos 29 dias do mês de Setembro, trás até à vila de Tortosendo milhares de forasteiros oriundos dos mais recônditos cantos de Portugal, para venderem e fazerem compras de tudo o que se pode encontrar numa das maiores feiras do género no país.

Também por tradição se come nesta feira, muita sardinha assada e broa de milho. Se compram muitas cebolas, alhos e nozes.

Este ano demos uma voltinha por lá e reparamos, que tal como está o país, assim se encontrava a feira de S. Miguel, também um tanto ou quanto triste em negócios e frequência de gente, comparativamente com outros anos que nos trazem recordação.

Mas continua a ser assim! a feira de S. Miguel, a 29 e tudo.

O pregoeiro bem se esforçava, mas nada!

Comprei uma peça artesanal feita pelos utentes do lar da terceira idade da nossa terra, e gostei muito da forma como tinham a sua representação ornamentada.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Décimo Aniversário dos “PAINTED BLACK”


Os “Painted Black” banda musical formada em Tortosendo, em meados do ano de 2001, e que em termos musicais se descreve, como uma mistura equilibrada de música, melodic sincera com alguns ramos de metal.

Contando com alguns sucessos a nível nacional, preparam-se para fazer um concerto especial comemorativo dos seus dez anos de existência, a decorrer no próximo dia 1 de Outubro pelas 21:30, na sala de espectáculos do Unidos do Tortosendo.

Dizem estar a preparar um espectáculo com mais de duas horas de actuação, aonde prometem apresentar por ordem cronológica todos os seus lançamentos.

As entradas vão ter preços extremamente acessíveis.

Parabéns aos PAINTED BLACK e muitos mais anos de sucesso, são os nossos sinceros votos, para esta banda de raízes tortosendenses.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Notícia da Rádio Cova da Beira

A Rádio Cova da Beira divulga hoje a seguinte notícia:

SEF REALIZA OPERAÇÃO

Vão ser ouvidas, esta quinta-feira, no Tribunal da Covilhã as 5 pessoas detidas ontem pelo serviço de estrangeiros e fronteiras (SEF) entre eles um subchefe da PSP da Covilhã e um funcionário na câmara municipal daquela cidade.

A operação designada "Estrela" foi desencadeada no âmbito de um inquérito onde estão a ser investigados pelo SEF indícios da prática de crimes de auxílio à imigração ilegal, lenocínio, extorsão, falsificação ou contrafacção de documentos, abuso de poder e corrupção passiva para acto ilícito, branqueamento de capitais e associação criminosa.

Durante a operação, que decorreu no Fundão, Covilhã e Tortosendo e que ainda não foi dada por concluída, foram cumpridos 5 mandados de detenção emitidos contra cidadãos nacionais e estrangeiros, 5 mandados de busca domiciliária e 1 mandado de busca não domiciliária. Foram ainda cumpridos vários mandados de busca contra viaturas, duas das quais foram apreendidas.

Para além das detenções, as buscas realizadas visaram a produção de prova para o inquérito em curso pelo Ministério Público da Covilhã, tendo sido apreendida diversa prova documental considerada relevante para a investigação em curso.

Na operação "Estrela" estiveram envolvidos cerca de 50 operacionais do SEF e uma equipa de corpo de intervenção da GNR.

Fonte RCB - dos Jornalistas, Paulo Pinheiro e Paula Brito

Centro Hospitalar Cova da Beira - Covilhã


A música desde a alguns meses a esta parte, continua com a mesma letra, em relação à falta de médicos otorrinolaringologistas, no Centro Hospitalar Cova da Beira, na Covilhã.

Tal como nós aqui focamos a alguns meses atrás.

http://dotortosendoeu.blogspot.com/2011/07/otorrinolaringologistas-precisam-se.html

domingo, 11 de setembro de 2011

SOPAS DO TORTOSENDO 2011

Decorreu sábado 10 de Setembro o também já tradicional festival das sopas de Tortosendo.

Eram 18 as sopas que este ano através das barraquinhas espalhadas pelo recinto do Parque de S. Miguel se podiam degustar.

Reparamos no facto de este ano se notar ali, no espaçamento concedido entre as barraquinhas um melhor funcionamento no certame, evitando o aglomerado de gente que em outros anos se fazia sentir por uma rua do recinto aonde se concentravam todas as barraquinhas.

Haverá outros melhoramentos, que ao que me foi dado observar no locar e conversando com alguns participantes, a organização não poderá descorar.

As 6 horas da tarde marcadas para o início do certame, pareceu-nos ser demasiado cedo.

Àquela hora ainda reparava haver pouca gente espalhada pelo recinto, contrastante com uma ou outra excepção, como a que verificámos junto à barraquinha da Associação de Caça e Pesca de Tortosendo, aonde já se fazia bicha, para se chegar à tradicional canja de perdiz todos os anos levada a este certame por esta Associação e ao que nos é dado observar, toda a gente gosta muito.

Mas dizíamos nós que as seis da tarde são cedo de mais para o início do certame, pelo simples facto de que ao recinto já ocorrem todos os anos, passam muito mais que um milhar de pessoas de todas as classes sociais, pobres remediados ou ricos. Parece ser vontade expressa de todos eles, irem para jantar com as sopas, e então a concentração maior acontece sempre a partir das 20 horas, quando as sopas já se encontram quase, ou praticamente esgotadas.

Originam-se assim algumas ondas de protesto por parte de algumas pessoas, que dizem aquelas horas ainda se continuam a vender os kits, quando na verdade os seus compradores já não têm possibilidade de degustarem qualquer sopa.

Com este senão, que deve ser ponderado pela organização, a noite continuou com uma animada festa no auditório do parque, aonde a figura principal foi “Mico da Câmara Pereira”.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Exposição Municipal " 140 Anos, 140 Obras " (1870/2010)


Durante todo o mês de Setembro estará patente ao público no Salão Nobre do Unidos do Tortosendo a Exposição Municipal ”140 Anos, 140 Obras”











Trata-se de uma mostra de 25 painéis com 140 obras executadas no Concelho a partir da década de 70 do século XlX. Cada obra é caracterizada com imagens, legenda e uma pequena memória descritiva.

A entrada é livre.

Nossa Senhora da Oliveira

Sábado, 3 de Setembro, dezenas de crentes percorreram algumas artérias da vila na procissão da noite de Nossa Senhora da Oliveira, Padroeira do Tortosendo.

Acompanhavam a Padroeira: Santa Margarida, oriunda da sua Capela lá no alto do Casal da Serra.






S. José Operário, morador na sua Capela mesmo no centro do Bairro do Cabeço.

Nossa Senhora do Rosário, moradora quase no centro da vila, também na sua Capela no largo com o seu nome.






Bonita procissão esta, que teve o seu início e o seu términos na Igreja Matriz da Paróquia do Tortosendo, aonde se encontra em seu lugar altaneiro a Padroeira da Vila, Nossa Senhora da Oliveira.


Depois de cumpridas todas as celebridades religiosas, deu-se início a um animado arraial popular no adro da Igreja, com o organista “Manuel Marques”.

Em outros tempos, outros galos cantariam e esta festa era sempre de uma imensurável grandeza.

No dia da Romaria

Senhora da Oliveira

Toda a gente rodopia

No bailarico da Feira


À sombra duma oliveira

Pela mão de Deus plantada

Encontraste a padroeira

De quem foste sempre amada


Há foguetes a estalar

Pinga a sardinha na broa

E o povo põe-se a cantar

Tortosendo é terra boa

Agora o bailarico não é no largo da Feira, julgamos não ser tão animado como antigamente, até pelos tempos de crise que por aí pairam, mas ainda assim se faz bailarico no adro da igreja.