domingo, 11 de setembro de 2011

SOPAS DO TORTOSENDO 2011

Decorreu sábado 10 de Setembro o também já tradicional festival das sopas de Tortosendo.

Eram 18 as sopas que este ano através das barraquinhas espalhadas pelo recinto do Parque de S. Miguel se podiam degustar.

Reparamos no facto de este ano se notar ali, no espaçamento concedido entre as barraquinhas um melhor funcionamento no certame, evitando o aglomerado de gente que em outros anos se fazia sentir por uma rua do recinto aonde se concentravam todas as barraquinhas.

Haverá outros melhoramentos, que ao que me foi dado observar no locar e conversando com alguns participantes, a organização não poderá descorar.

As 6 horas da tarde marcadas para o início do certame, pareceu-nos ser demasiado cedo.

Àquela hora ainda reparava haver pouca gente espalhada pelo recinto, contrastante com uma ou outra excepção, como a que verificámos junto à barraquinha da Associação de Caça e Pesca de Tortosendo, aonde já se fazia bicha, para se chegar à tradicional canja de perdiz todos os anos levada a este certame por esta Associação e ao que nos é dado observar, toda a gente gosta muito.

Mas dizíamos nós que as seis da tarde são cedo de mais para o início do certame, pelo simples facto de que ao recinto já ocorrem todos os anos, passam muito mais que um milhar de pessoas de todas as classes sociais, pobres remediados ou ricos. Parece ser vontade expressa de todos eles, irem para jantar com as sopas, e então a concentração maior acontece sempre a partir das 20 horas, quando as sopas já se encontram quase, ou praticamente esgotadas.

Originam-se assim algumas ondas de protesto por parte de algumas pessoas, que dizem aquelas horas ainda se continuam a vender os kits, quando na verdade os seus compradores já não têm possibilidade de degustarem qualquer sopa.

Com este senão, que deve ser ponderado pela organização, a noite continuou com uma animada festa no auditório do parque, aonde a figura principal foi “Mico da Câmara Pereira”.


1 comentário:

  1. Grande festa esta... a ideia é boa, mas é só isso... na pratica é um grande fiasco...
    ora vejamos uns exemplos de iniciativas que pela sua grandeza são reconhecidas pelo menos a nível nacional.
    No festival do marisco em Olhão, há marisco a noite toda...; festival do caracol de Loures, há caracol a noite toda;... festa das sopas no Tortosendo, há sopa duas horas...
    será propositado? é mesmo para ser assim? não seria melhor repensar?
    queremos continuar pequenos? porque não evoluir?
    NO MÍNIMO RIDÍCULO
    é a minha opinião

    ResponderEliminar