segunda-feira, 23 de maio de 2011

Parque Urbano do Rio Diz - Guarda


Guarda tem primeira pista medicalizada em Portugal

A Câmara Municipal da Guarda inaugurou, no início da semana, a primeira pista medicalizada do País. Localizada no Parque Urbano do Rio Diz, esta infraestrutura reúne equipamentos medicalizados, placares informativos e de autoavaliação que possam ser facilmente manuseadas pelos utilizadores, com vista a uma saúde preventiva e pró-ativa.


A cidade da Guarda acaba de inaugurar a primeira pista medicalizada em Portugal, um projeto-piloto a nível nacional, que pretende disponibilizar à população uma infraestrutura que reúna equipamentos medicalizados, placares informativos e de autoavaliação que possam ser facilmente manuseadas pelos utilizadores. As pistas foram idealizadas pelo cirurgião cardiovascular António Lúcio e desenvolvidas pela empresa Iberia Advanced health Care.

Segundo António Lúcio, a opção de lançar a primeira Pista na Guarda aconteceu pela abertura demonstrada pela autarquia local, mas também por esta ser a cidade mais alta e pelas grandes amplitudes térmicas que aqui se verificam e pelas excelentes condições existentes no Parque Urbano do Rio Diz. A existência de Ensino Superior foi também um fator a ter em conta, pois para este responsável, através de protocolos, conseguir-se-á uma avaliação dos ganhos em saúde, e realizar estudos futuros.

Preventivas, económicas, informativas, saudáveis e ecológicas. Assim se podem caracterizar as pistas medicalizadas, um novo conceito, único no mundo e 100% desenvolvido por portugueses, que envolve e responsabiliza as populações na prevenção e vigilância da sua própria saúde.

Com base no conceito “Avalia-te a ti Próprio”, as pistas medicalizadas foram concebidas para se desenvolverem essencialmente em estruturas municipais já existentes, como, por exemplo, circuitos urbanos, percursos pedestres, pistas pedonais e ciclovias, bem como em grandes edifícios de grande afluência de público. Ao transformar simples percursos em pistas medicalizadas, os cidadãos beneficiam de um apoio que vai certamente ao encontro das preocupações atuais de cada um, praticando uma saúde preventiva e pró-ativa.

Numa zona indoor, os utilizadores poderão encontrar um medidor de pressão arterial automático e minicomputorizado, medição do peso corporal, medição do perímetro abdominal, medição do colesterol, triglicerídeos e glicemia, medição do oxigénio capilar, urufluxómetro (deteção de problemas relacionados com a próstata), autoexame da mama, entre outros equipamentos médicos.

Na área de outdoor, os utentes têm à sua disposição a possibilidade de avaliarem o nível de hidratação, otimização do treino, alongamentos, roda/pirâmide dos alimentos, deteção de daltonismo, avaliação da visão e recuperação cardíaca.

Em cada pista medicalizada existirá também equipamento de emergência onde se inclui um desfibrilhador semiautomático.

Fonte: Jornal Nova Guarda - 18/05/2011

----------------------------------------------------------------------------------------------------

EU!

Passei por lá para ver.

Gostei muito do que vi.

Como gostava de por aqui ver.

O mesmo que por lá vi..

Sem comentários:

Enviar um comentário