quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CARTÃO SOCIAL MUNICIPAL


Passa agora a ter novo formato e a adquirir novas condições, o Cartão Social Municipal


Os idosos das freguesias urbanas passam, a partir do dia um de Novembro, a viajar com título electrónico, dando assim início a um projecto de substituição dos cartões em papel e à melhoria das condições de vida destes seniores.

Começaram hoje, dia 26 de Outubro, a ser entregues os primeiros cartões electrónicos de proximidade, que irão servir para já nos transportes urbanos e mais tarde em vários serviços incluídos nas vantagens do Cartão Social Municipal.

O objectivo é que, até ao final do mês de Novembro, sejam substituídos cerca de 2.000 cartões dos residentes nas freguesias urbanas e avançar para as outras freguesias a partir do próximo ano.

De referir que a Câmara Municipal da Covilhã foi pioneira na criação e implementação de apoios sociais a grupos desfavorecidos, nomeadamente através do Cartão Municipal do Idoso, criado em Março de 1998. Em 2005 este cartão passa a denominar-se Cartão Social Municipal, tendo sido alargado a outros grupos e aumentando os seus benefícios e apoios sociais. São eles:

- Comparticipação nos gastos com transportes dentro do Concelho;

- Desconto mensal na factura de consumo de água no valor correspondente a 50 por cento, até ao limite do montante máximo de 5,00 euros por instalação ou habitação considerada residência permanente do titular;

- Entrada gratuita em espaços e actividades promovidas por esta Autarquia;

- Isenção ou desconto no pagamento das taxas em vigor relativas à entrada em infra-estruturas desportivas municipais;

- Isenção no pagamento das entradas em espectáculos culturais e desportivos das colectividades do Município;

- Possibilidade de descontos em estabelecimentos comerciais em bens e/ou serviços prestados por empresas locais;

- Acesso a programas de turismo, desporto e saúde promovidos pela Autarquia;

Fonte: CMC

HOMENAGEM AOS MELHORES ALUNOS DO CONCELHO DA COVILHÃ - 2010/2011


No âmbito das Comemorações do 141º Aniversário da Elevação da Covilhã a Cidade, esta Autarquia procede no Sábado, dia 29 de Outubro, pelas 18:00 horas, no Teatro Municipal, à Homenagem aos Melhores Alunos do Ano Lectivo 2010/2011.

Este ano, a Câmara Municipal da Covilhã contempla 287 alunos de 11 escolas do concelho, nomeadamente a Escola Básica 2ºCiclo Pêro da Covilhã, Escola Básica 2º e 3º Ciclo do Paul, Escola Básica 2º e 3º Ciclo do Teixoso, Escola Básica 2º e 3º Ciclo do Tortosendo, Escola Básica Integrada de São Domingos, Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, Escola Profissional de Artes da Covilhã, Escola Secundária Campos Melo, Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Escola Secundária Quinta das Palmeiras e Externato Nossa Senhora dos Remédios.

A cerimónia conta com uma participação musical, interpretada pelos alunos das escolas secundárias Campos Melo e Quinta das Palmeiras.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cidade da Covilhã



Passaram ontem o 141º aniversário da elevação da Covilhã a cidade.

Parabéns Covilhã.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

As pensões vitalícias de ex políticos


Pensões vitalícias de ex-políticos não são alvo das medidas de austeridade

2011-10-18 15:45:13

Lisboa – As pensões vitalícias de antigos políticos vão ser poupadas ao esforço adicional de austeridade imposto pelo Orçamento de Estado (OE) para 2012, avança esta terça-feira o Diário de Notícias.

O corte nas pensões e salários públicos previsto para o próximo ano não contempla as pensões vitalícias dos antigos políticos.

Como justificação para esta opção apresenta-se o facto da esmagadora maioria dos políticos re
ceber esta pensão, em média de 2088 euros mensais, em apenas 12 meses pelo que tecnicamente se tornava complicado levar em frente qualquer corte.

Estas pensões são uma regalia contemplada na Lei nº 4/85 até Outubro de 2005, e representam mais de nove milhões de euros por ano, números de 2011, e os beneficiários ascendem às quatro centenas, também números do ano passado.

Conforme avança a RTP, a lista de beneficiários da subvenção vitalícia inclui figuras tão conhecidas como Cavaco Silva, embora esta regalia esteja suspensa desde que tomou posse como Presidente da República, e ainda nomes como os de Manuel Alegre, Santana Lopes, Almeida Santos, Luísa Mesquita, Armando Vara, Odete Santos, João Cravinho, Luís Marques Mendes, Anacoreta Correia ou Luís Mira Amaral.

Recorde-se que o ministro das Finanças anunciou que o corte dos subsídios de férias e de Natal aos trabalhadores do sector público no próximo ano vai permitir uma poupança líquida de 1065 milhões de euros em 2012.

De acordo com o relatório do OE 2012, que foi entregue segunda-feira no Parlamento, os trabalhadores do sector público e os pensionistas com remunerações superiores a mil euros vão sofrer «a eliminação temporária» dos seus subsídios de férias e Natal.

(c) PNN Portuguese News Network

Taditos, trabalharam tanto e recebem tão pouco!

Só 2.088.00 €, sem subsídio de férias nem subsídio de natal, nem tão pouco têm outros rendimentos!

Assim paga quem tem uma vida de trabalho a descontar para a previdência e para a ajuda do ordenado dos mesmos.

Depois ainda dizem que isto está mau!

Está mau mas é só para alguns!

Então não é Zé Povinho?

terça-feira, 11 de outubro de 2011

JORNADA DE CAÇA

A Associação de Caça e Pesca de Tortosendo, com apoio da Junta de Freguesia local, vai levar a efeito mais uma grandiosa jornada de caça, com reposição no terreno, de muitas Perdizes e Faisões.
Tal como nos têm habituado, esperemos que se salde por mais um exito.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

OS CORREIOS NO TORTOSENDO


Garantia dada por Mário Raposo ao RJF.

“A Estação dos CTT no Tortosendo não vai encerrar”. A garantia foi deixada por Mário Raposo, do executivo da Junta de Freguesia, na reunião da Assembleia de Freguesia que contou com a participação de cerca de meia centena de populares. O assunto foi debatido na passada sexta-feira, um dia depois do protesto promovido pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Tortosendo contra a privatização dos Correios naquela vila.

Segundo Mário Raposo, a privatização nunca foi uma opção para a junta que “desde o princípio assumiu que os serviços públicos não podem fechar. Perante a possibilidade de o serviço deixar de existir, a autarquia optou por assumir a responsabilidade. Para isso foram exigidas algumas garantias, nomeadamente a cedência do edifício que passará a funcionar como sede da junta de freguesia, explica Mário Raposo. “Todo o edifício nos interessa porque há actividades que a junta quer desenvolver”, explica Mário Raposo acrescentando que há um problema de infiltração de agua no primeiro andar que os CTT se comprometeram a resolver. Depois dessas obras realizadas, o edifício será entregue à junta através de um contrato de comodato por um período de cinco anos, bem como o serviço dos CTT mediante o pagamento de uma verba fixa e uma comissão pelos serviços prestados. Segundo Mário Raposo, “os CTT irão assegurar a formação dos funcionários e farão chegar diariamente a verba necessária para o pagamento das reformas. O serviço de domicílio já hoje é assegurado pela Covilhã e assim se vai manter”. Esclarecimentos que chegaram um dia depois do protesto que juntou dezenas de pessoas à porta dos CTT no Tortosendo. Mário Raposo recorda que “há sítios próprios onde as coisas se esclarecem, não é na praça pública que se fala nisto”, explica acrescentando que “há determinadas forças políticas que jogam muito nesta questão da agitação popular e que é a pressão na rua que resolve as coisas. Mas hoje não é assim, estamos numa fase em que há que criar parcerias e soluções”.

Por todos os esclarecimentos prestados, no final da Assembleia de Freguesia era visível a satisfação da população pela manutenção dos CTT no Tortosendo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Estação dos Correios no Tortosendo


Cerca de uma centena de pessoas juntavam-se hoje pelas 10 horas da manhã, junto ao edifício aonde funcionam os Correios no Tortosendo, para protestarem sobre o que dizem ser verdade o encerramento da dita estação.

Situação essa, à qual eu só poderia achar degradante acontecer numa terra como o Tortosendo, que dentro dela tem mais habitantes dos que alguns concelhos do país.

Jamais poderíamos imaginar que isso pudesse acontecer!

Falamos com representantes autárquicos e obtivemos como resposta de que é falsa e especulativa a notícia do encerramento da estação dos CTT no Tortosendo, e que a mesma se iria manter e continuar em pleno funcionamento.

Adiantando-nos mesmo, que os serviços possam vir a ser melhorados e dentro em breve, haverá novidades.

Se o dizem, acreditamos seja verdade!

Cá por nós também somos contra o encerramento dos CTT no Tortosendo, porque achamos ser de inteira justiça e necessários os seus serviços nesta grande terra.