terça-feira, 26 de abril de 2011

A grave crise directiva do Unidos do Tortosendo


Aparece assim um escrito no Jornal Notícias da Covilhã do dia 21 de Abril de 2011.

O Unidos pode entregar as chaves à Junta.

Depois adianta: Se até 15 de Maio não aparecerem candidatos à direcção do Unidos do Tortosendo, a chave do clube pode ser entregue à Junta de Freguesia.

Quem o diz é o presidente demissionário, Paulo Bicho, que não se recandidatou ao cargo nas eleições que estavam agendadas para Sábado, dia 16 de Abril, mas que não aconteceram devido à falta de listas.

Fonte: Notícias da Covilhã, página 19, dia 21 de Abril de 2011.

Agora digo eu:

Como associado, Porque lamento toda e qualquer situação melindrosa, para este nosso grande clube, já por diversas vezes me desloquei à sede para averiguar da veracidade, desta ou mais qualquer outra notícia sobre o assunto. Tenho conversado inclusivamente com alguns funcionários, mas é certo e verdade, que minguem mais me sabe dar conta de qualquer outra situação que não seja esta, ultimamente saída na comunicação social. Mas que em abono da verdade, mesmo dentro das quatro paredes do Unidos do Tortosendo, nem associados nem funcionários têm conhecimento da veracidade de tal notícia.

Por nós ainda não a conseguimos confirmar através do Sr. Paulo Bicho.

Só pode ser muito triste o que se anda a passar com o clube mais popular da nossa terra, este GRANDIOSO UNIDOS FUTEBOL CLUBE DO TORTOSENDO

Logo que tivermos conhecimento de mais notícias sobre tão importante situação, disso daremos conta a quem nos lê.

Comemorações do 25 de Abril






Disseram-nos que devido à crise financeira que por aí paira. A tradicional festa popular que se realizava na sala de espectáculos do Unidos e tinha lugar até ao começo do fogo-de-artifício, que à meia-noite relampejava os céus do Tortosendo, antes do começo da arruada. Este ano, pura e simplesmente desapareceu.











Decorreu foi: a arruada da meia-noite, com a participação de algumas dezenas de manifestantes, entoando bonitas canções de intervenção, sobrepondo-se a Grândola Vila Morena, magnificamente orquestrada, pela Banda Filarmónica S. Jorgense.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

VEM LÁ O 25 DE ABRIL



A MINHA MAIS SENTIDA HOMENAGEM PÓSTUMA A UM HOMEM BOM!
De seu nome: FERNANDO JOSÉ SALGUEIRO MAIA
Era madrugada do 25 de Abril de 1974 na parada da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, chamava o Capitão Salgueiro Maia os seus Homens e explicava-lhes: Percebei Rapazes,”Há diversas modalidades de Estado: Os Estados Socialistas, os Estados Corporativos e o Estado a que isto chegou! Ora se Vocês quiserem e se dispuserem a isso, vamos acabar com o estado a que isto chegou. (Querendo dizer para acabar com a ditadura).
De maneira, espontânea e de livre vontade, quem se quiser juntar a mim, deve formar á minha frente, para marcharmos rumo a Lisboa, quem não quiser a isso não é obrigado e fica aqui.
Foram 240 homens que ouvindo as palavras serenas e firmes do Capitão, se prontificaram de imediato e assim seguiram rumo a Lisboa, destruindo a ditadura.
Por motivos de uma doença incurável, morreu no dia 3 de Abri de 1992.
Eu, ao lado de sua esposa Dra. Natércia, vi o seu corpo descer à terra, num modesto caixão, como ele fez questão que fosse. Ainda hoje ao que sabemos descansa em campa rasa, no cemitério da sua terra natal, Castelo de Vide.

UM BOM HOMEM!
UM BOM MESTRE!
UM VERDADEIRO DEMOCRATA!

Também TU CAPITÃO, reconheceste em mim alguns méritos e por isso me contemplaste com este diploma.
O MEU MUITO OBRIGADO PELO QUE ME ENSINASTE, PELAS BONITAS LIÇÕES QUE ME DESTE E O ORGULHO QUE SENTI EM TER PASSADO JUNTO DE TI CAPITÃO, 32 BONITOS MESES DA MINHA JUVENTUDE.
PORQUE FOSTE MUITO HOMEM!
QUE DEUS TE TENHA NO CÉU.
DESCANSA EM PAZ.

sábado, 16 de abril de 2011

34.º Aniversário do Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade de Tortosendo

O Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade de Tortosendo, comemorou a passagem do se 34.º Aniversário com um excelente almoço, servido no refeitório das suas instalações a cerca de dezenas de oito dezenas de convivas.
Do discurso do seu Presidente, Dr. Alfredo Costa, retivemos o seguinte: começou por agradecer, a presença de todos os convivas, fazendo de seguida uma resenha do passado deste centro, que em tudo tem dignificado, a nossa terra o nosso concelho e o distrito.
(Palavras estas também partilhadas pelo Sr. Vereador Paulo Rosa, presente no local).
Seguidamente traçou alguns dos objectivos para o Centro e algumas das iniciativas que pretenderia ver alcançadas, nomeadamente: a construção de um novo Centro de Dia,
Mas disse não poder descorar a grave crise financeira que paira por aí.
Por fim reconhecendo que esta mesma crise mais se acentua, por aqueles que menos podem, disponibilizou os serviços deste Centro, junto de todos os presentes, para que pudessem fazer chegar até aqui, algumas situações de maior carência social, porque é também um dos tributos do Centro, prestar ajuda a quem dela necessita.






































BONITA FESTA.
MUITOS PARABÉNS, POR ESTES 34.º ANOS DE VIDA.

UNIDOS FUTEBOL CLUBE DO TORTOSENDO


Tristeza.

Tal como prevíamos, o Unidos do Tortosendo poderá vir a cair numa grave crise directiva.

Até Quarta-Feira 13, às 21 horas, deviam ter dado entrada na secretaria do Clube, as composições de listas proponentes aos Corpos Sociais da Colectividade, para depois se poderem submeter a sufrágio eleitoral que se devia realizar, Sábado 16.

Mas não se apresentaram listas proponentes, nem se vislumbra, possam vir a aparecer.

Chegou-nos ao conhecimento que os actuais corpos directivos, através do seu Presidente, já fizeram chegar ao Presidente da Assembleia Geral, uma carta aonde dizem só pretender assegurar o funcionalismo directivo até ao dia 15 de Maio, altura que cessam todas as actividades desportivas do Clube.

Aonde param esses arautos da verdade?

Que só criticam e nada fazem!

E assim vão levando a água ao moinho, porque ainda assim, vão conseguindo tirar a vontade a alguns quantos, que ainda tinham algum gosto de ir fazendo.

TRISTEZA, COM O QUE SE PASSA COM O CLUBE MAIS POPULAR DA NOSSA TERRA!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

RETRATOS DA NOSSA TERRA

Resolvido por agora, está a situação degradante e perigosa em que se encontrava a moradia dos números 6 e 8, do:

Dizemos por agora: porque os serviços da Câmara Municipal, procederam à remoção dos escombros do referido prédio, dando-lhe um certo grau de segurança.

ANTES -------------------------------------AGORA



























Mas já agora.

E estas? mesmo, mesmo ali ao lado.

Porque não têm tratamento idêntico?

O perigo por ali é mais que iminente.

O n.º 11 do mesmo BECO






O 52 e 54 da Rua Nova dos Olivais

Lustres



E o Zé Povinho pergunta.

E como perguntar não ofende!

Alguém sabe?

Aonde param dois bonitos Lustres que se encontravam no tecto da Igreja Matriz do Tortosendo?





Não é este, mas eram tão, ou mais bonitos do que este!



Disseram-nos terem um valor incalculável, e estarem carregados de um imenso simbolismo, por se tratar de uma oferta muito antiga, da Sra. D. Margarida Tavares Proença, esposa do Sr. Francisco de Almeida Garrett.







E tu que dizes, Zé Povinho?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PORTAGENS:

LÁ DIZ O VELHO DITADO!

Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.

Disseram eles que desta vez ainda escapávamos!


Pedido de Ajuda


quarta-feira, 6 de abril de 2011

SENHOR DOS PASSOS

Tal como tínhamos anunciado, realizou-se Domingo, 3 de Abril, a secular procissão do Senhor dos Passos, que trás todos os anos ao Tortosendo, muitos forasteiros.

Aqui deixamos algumas imagens.























































sábado, 2 de abril de 2011

Está Mau, Está!

Foram só: Mercedes - Audis e BMW. TADITOS !


TEMOS! NÃO TEMOS!

ZÉ POVINHO?