segunda-feira, 18 de abril de 2011

VEM LÁ O 25 DE ABRIL



A MINHA MAIS SENTIDA HOMENAGEM PÓSTUMA A UM HOMEM BOM!
De seu nome: FERNANDO JOSÉ SALGUEIRO MAIA
Era madrugada do 25 de Abril de 1974 na parada da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, chamava o Capitão Salgueiro Maia os seus Homens e explicava-lhes: Percebei Rapazes,”Há diversas modalidades de Estado: Os Estados Socialistas, os Estados Corporativos e o Estado a que isto chegou! Ora se Vocês quiserem e se dispuserem a isso, vamos acabar com o estado a que isto chegou. (Querendo dizer para acabar com a ditadura).
De maneira, espontânea e de livre vontade, quem se quiser juntar a mim, deve formar á minha frente, para marcharmos rumo a Lisboa, quem não quiser a isso não é obrigado e fica aqui.
Foram 240 homens que ouvindo as palavras serenas e firmes do Capitão, se prontificaram de imediato e assim seguiram rumo a Lisboa, destruindo a ditadura.
Por motivos de uma doença incurável, morreu no dia 3 de Abri de 1992.
Eu, ao lado de sua esposa Dra. Natércia, vi o seu corpo descer à terra, num modesto caixão, como ele fez questão que fosse. Ainda hoje ao que sabemos descansa em campa rasa, no cemitério da sua terra natal, Castelo de Vide.

UM BOM HOMEM!
UM BOM MESTRE!
UM VERDADEIRO DEMOCRATA!

Também TU CAPITÃO, reconheceste em mim alguns méritos e por isso me contemplaste com este diploma.
O MEU MUITO OBRIGADO PELO QUE ME ENSINASTE, PELAS BONITAS LIÇÕES QUE ME DESTE E O ORGULHO QUE SENTI EM TER PASSADO JUNTO DE TI CAPITÃO, 32 BONITOS MESES DA MINHA JUVENTUDE.
PORQUE FOSTE MUITO HOMEM!
QUE DEUS TE TENHA NO CÉU.
DESCANSA EM PAZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário