A edição de Novembro terá como oradores o professor de filosofia das religiões José Rosa e a professora de psicologia Maria Luísa Branco, que irão debater a problemática do "Confronto com a Morte".
Há sentido na ideia de vida, depois da morte? Que crédito dar às experiências "quase morte"? E se a ciência descobrir uma forma de inviabilizar o processo de envelhecimento e de criar a imortalidade? A morte é um dos fenómenos naturais que mais se discute na religião e na ciência. Para os cépticos ela é compreendida como o cessar da consciência, para os outros é caracterizada através de misticismo, magia, mistério e segredo.
Nasceu em Vila de Rei em 1965. Em 1993, depois ter estudado Direito e Teologia, concluiu a Licenciatura em Filosofia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Em 1997, concluiu na mesma Universidade o Mestrado em Filosofia Medieval com a dissertação intitulada "Em busca do Centro. Investigações sobre a noção de Ordem na obra de Santo Agostinho". Conclui o Doutoramento em Filosofia Medieval, em 2005, com a tese "O Primado da Relação. Da intencionalidade trinitária da Filosofia". Desde o ano de 1992 a 2002, foi professor na Universidade Católica, em Lisboa, predominantemente nos Cursos de Filosofia, de Teologia, de Ciências da Comunicação e de Serviço Social.
MARIA LUÍSA FRAZÃO RODRIGUES BRANCO é professora do Departamento de Psicologia da Universidade da Beira Interior.
Nasceu em 1964 em Sines. Terminou a Licenciatura em Filosofia em 1987 na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa. É Mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Em 2004 termina o Doutoramento em Educação, pela Universidade da Beira Interior, com o tema "A escola comunidade educativa e a formação dos novos cidadãos". Actualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior e Investigadora do Instituto de Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior.
Fonte: C.M.C.
Sem comentários:
Enviar um comentário