domingo, 9 de maio de 2010

Tertúlia sobre o 25 de Abril de 1974 no Tortosendo

Mas afinal que terra é esta?
Descaracterizada? Acomodada ? Disfarçada de Outrora?
Por enquanto não vou por aí!

Principalmente até que as forças e a garra me permitam!

Sexta-Feira 7 de Maio de 2010, levou-se a cabo no Auditório da Junta de Freguesia do Tortosendo a iniciativa amplamente divulgada, de se falar sobre o 25 de Abril de 1974 no Tortosendo, foi coordenada e orientada pela Dra. Adélia Mineiro.

Que tristeza! Pouco mais de um punhado de gente presente a uma sessão que sobre o tema era tão querido às gentes da Nossa terra.
Será que o 25 de Abril de 1974, já nada diz? A nada e a ninguém? Que tristeza!
A essa gente com mais de 40 que poderiam reviver um pouco de um passado glorioso.
A essa gente com menos de 40 que receberiam do orador e dos testemunhos por si convidados uma excelente aula de história.
Aonde está essa gente?
Mas vamos em frente que atrás vem gente:
Eu fui dos que tive a imensa sorte de ter estado entre os presentes, a que bonita tertúlia eu tive a oportunidade de assistir, jamais a poderei esquecer para todo o sempre da minha vida.
A Dra. Adélia Mineiro, com todo o seu saber e esplendor de explicar, é licenciada em História na faculdade de letras da Universidade de Ciências de Lisboa, è Doutoranda em História contemporânea pela Universidade de Salamanca e actualmente encontra-se a trabalhar a tese intitulada “ Tortosendo, uma vila durante o Estado Novo (1926-1974) História e memória de um núcleo industrial ”.
O testemunho dos Seus convidados: Senhores, Alberto Taborda, Armando Ferreira, Manuel Carrola, Manuel Quinteiro Gomes, e da Sra. Dra. Meríssia Passos, foram bem um testemunho real, vivido por cada qual e explanado de uma forma tão sentida que troxeram a esta sessão um importante contributo.
Para os felizes que tiveram presentes, um bom tónico intelectual a fazer reter nas suas memórias a aprendizagem ali colhida.
Que pena não ter estado mais gente!
Aonde estão os democratas da minha terra?

Ou melhor dizendo os que se apregoam!
Só mais uma vez, Obrigada Dra. Adélia Mineiro, pela lição que me deu.

Em 25 de Abril de 1974, no Tortosendo era assim

Sem comentários:

Enviar um comentário