quarta-feira, 26 de maio de 2010

OMOLETE 5 ESTRELAS


O Jardim do Lago recebe, no dia 29 de Maio, uma actividade inédita.
A partir das 16:00 horas vai ser confeccionada uma omolete gigante para duas mil e 500 pessoas.
Um grupo de 20 pessoas fará a preparação da receita no local, com 140 mil ovos cozinhados numa sertã de 20 metros de comprimento e dois de largura.
Para complemento da omolete, decorre em simultâneo um Festival do Pão, que apresentará cinco tipos diferentes de pão, desde o típico pão centeio, passando pelo pão de cereais ou de sementes.
A actividade, que está integrada no programa comemorativo dos 140 Anos da Cidade, termina pelas 21:00 horas e é seguida de um concerto com os The Gift.
Considerada uma das bandas com mais sucesso a nível nacional, os The Gift surgem em 1994. Em 2005 recebem o MTV Europe Music Award, na categoria Best portuguese Act. Em 2007 ganham o Globo de Ouro SIC / Caras de Melhor Grupo. Em 2009, dois dos elementos da banda, Nuno Gonçalves e Sónia Tavares lançam o Projecto Hoje, que a Covilhã teve a oportunidade de ouvir ao vivo no passado dia 15 de Maio, com o album "Amália Hoje".

Fonte: C.M.C.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

ESTÁGIO DA SELECÇÃO NA CIDADE DA COVILHÃ


BILHETES PARA O ÚLTIMO TREINO
Informamos que os bilhetes disponíveis para o treino de Domingo, dia 30 de Maio, podem ser levantados a partir das 10:00 horas do mesmo dia na Bilheteira do Complexo Desportivo.

(1 bilhete por pessoa)

RECEPÇÃO OFICIAL À SELECÇÃO NACIONAL

A Recepção Oficial à Selecção Nacional de Futebol vai ser feita pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, no próximo Sábado, dia 29 de Maio, pelas 19:30 horas, no Salão Nobre desta Autarquia.
Durante a cerimónia, será entregue a condecoração de "Cidadão Honorário da Cidade da Covilhã" ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl. Todos os atletas vão receber uma medalha personalizada que assinala a passagem da Selecção Nacional pela Covilhã.
A Câmara Municipal da Covilhã apela a todos para que se concentrem na Praça do Município, dando força à "Selecção de Todos Nós".
No mesmo dia, pelas 22:00 horas, no Jardim do Lago, haverá um concerto com os "The Gift", uma das bandas com maior sucesso a nível nacional.


SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL EM ESTÁGIO


BILHETES PARA JOGOS E TREINOS


A Câmara Municipal da Covilhã informa:- BILHETES PARA JOGO PORTUGAL VS CABO VERDE (24 Maio) estão à venda na Recepção desta Autarquia, a partir de hoje, dia 19 de Maio.Preço dos bilhetes: €20,00 e €25,00, em função da localização pretendida.- BILHETES PARA TREINOS DE SEXTA-FEIRA, DIA 21 E DOMINGO, DIA 23, podem ser levantados no Complexo Desportivo, a partir das 14:00 horas do dia de cada treino.- Os bilhetes para o Jogo Portugal vs Camarões (01 de Junho) serão colocados à venda no dia 25 de Maio.


Treinos e Jogos da Selecção com Estacionamento Excepcional

No âmbito do Estágio da Selecção Nacional de Futebol e tendo em conta o acréscimo significativo de espectadores para assistirem aos treinos, foi autorizado por este Município a ocupação da faixa direita, para estacionamento, da Alameda Pêro da Covilhã, entre a rotunda de acesso ao TCT e a rotunda do Hospital Pêro da Covilhã, nos sentidos ascendente e descendente.
Foi também autorizado, para os mesmos efeitos, a ocupação da via, na Avenida Infante D. Henrique, no sentido ascendente entre a rotunda do Hotel Turismo e a rotunda do Hipermercado Intermarché, e no sentido descendente, entre o Centro de Diálise da Covilhã e a rotunda do Hotel Turismo.

Treinos Oficiais
Dia 18/05, entre as 10h00 e as 12h00;
Dia 21/05, entre as 16h30 e as 18h30;
Dia 23/05, entre as 16h30 e as 18h30;
Dia 30/05, entre as 16h30 e as 18h30;

Jogos a realizar
Dia 24/05, entre as 18h30 e as 22h30;
Dia 01/06, entre as 18h30 e as 22h30.


Venda de Bilhetes para os Jogos da Selecção


A Câmara Municipal da Covilhã informa que a venda de bilhetes para os jogos internacionais de Portugal será assegurada por esta Autarquia e pela Associação de Futebol de Castelo Branco.
- Os bilhetes para o Jogo Portugal vs Cabo Verde (24 de Maio) serão colocados à venda no dia 19 de Maio.
- Os bilhetes para o Jogo Portugal vs Camarões (01 de Junho) serão colocados à venda no dia 25 de Maio.


Fonte:C.M.C.

domingo, 9 de maio de 2010

Tertúlia sobre o 25 de Abril de 1974 no Tortosendo

Mas afinal que terra é esta?
Descaracterizada? Acomodada ? Disfarçada de Outrora?
Por enquanto não vou por aí!

Principalmente até que as forças e a garra me permitam!

Sexta-Feira 7 de Maio de 2010, levou-se a cabo no Auditório da Junta de Freguesia do Tortosendo a iniciativa amplamente divulgada, de se falar sobre o 25 de Abril de 1974 no Tortosendo, foi coordenada e orientada pela Dra. Adélia Mineiro.

Que tristeza! Pouco mais de um punhado de gente presente a uma sessão que sobre o tema era tão querido às gentes da Nossa terra.
Será que o 25 de Abril de 1974, já nada diz? A nada e a ninguém? Que tristeza!
A essa gente com mais de 40 que poderiam reviver um pouco de um passado glorioso.
A essa gente com menos de 40 que receberiam do orador e dos testemunhos por si convidados uma excelente aula de história.
Aonde está essa gente?
Mas vamos em frente que atrás vem gente:
Eu fui dos que tive a imensa sorte de ter estado entre os presentes, a que bonita tertúlia eu tive a oportunidade de assistir, jamais a poderei esquecer para todo o sempre da minha vida.
A Dra. Adélia Mineiro, com todo o seu saber e esplendor de explicar, é licenciada em História na faculdade de letras da Universidade de Ciências de Lisboa, è Doutoranda em História contemporânea pela Universidade de Salamanca e actualmente encontra-se a trabalhar a tese intitulada “ Tortosendo, uma vila durante o Estado Novo (1926-1974) História e memória de um núcleo industrial ”.
O testemunho dos Seus convidados: Senhores, Alberto Taborda, Armando Ferreira, Manuel Carrola, Manuel Quinteiro Gomes, e da Sra. Dra. Meríssia Passos, foram bem um testemunho real, vivido por cada qual e explanado de uma forma tão sentida que troxeram a esta sessão um importante contributo.
Para os felizes que tiveram presentes, um bom tónico intelectual a fazer reter nas suas memórias a aprendizagem ali colhida.
Que pena não ter estado mais gente!
Aonde estão os democratas da minha terra?

Ou melhor dizendo os que se apregoam!
Só mais uma vez, Obrigada Dra. Adélia Mineiro, pela lição que me deu.

Em 25 de Abril de 1974, no Tortosendo era assim

quarta-feira, 5 de maio de 2010

UNIDOS FUTEBOL CLUBE DO TORTOSENDO




4 de Maio de 1946 – 4 de Maio de 2010
Fez no dia 4 deste mês 64 anos o Unidos Futebol Clube do Tortosendo.
PARABÉNS UNIDOS – muitos anos de Vida.


ROMAGEM AO CEMITÉRIO












Habituamo-nos desde há muitos anos a esta parte e quase sempre ao final da tarde do dia 4 de Maio, depois da labuta diária do trabalho a fazer parte dos que ajudavam a engrossar a romagem ao cemitério.
Este ano chegamos a duvidar da sua realização, porque não se via anúncio algum, aonde quer que fosse, divulgando a sua efectuação.
Dia 3 de Maio já quase noite, lá vai parar a uma vitrina do clube um lembrete emanado da Direcção dando conta do evento.
A Romagem acabou por se realizar, com menos associados do que vinha sendo habitual, até pela tardia convocatória, tendo causado um sentimento de reprovação entre alguns dos participantes.
A concentração como de costume era junto à sede social, partiu-se em marcha fúnebre até ao cemitério da vila, para ali se prestar Homenagem Póstuma a todos os que fizeram parte da família Unidense.
Por hábito os participantes faziam-se acompanhar do Estandarte do Unidos (com fita negra), uma coroa de flores artificiais, que ia e vinha, tal como o estandarte, mas levava-se uma palma de flores natural que se deixava no local memorizando o acto.
Este ano não houve palma de flores e desta vez não se passou do portão da entrada do cemitério, quando por costume se entrava e se orava lá mais acima.
Desde o tempo do Reverendo Padre Alfredo, Pároco da Freguesia e sócio do Unidos que ele se prontificou a dar um cariz mais católico a este evento, e que o actual Pároco, Reverendo Padre Saldanha, lhe quis seguir o caminho, nunca ninguém se opondo a estes préstimos e até achando-os generosos.
Contudo e todos os anos, era proferido um discurso de Homenagem alusivo a este acontecimento pelo Sr. Presidente da Direcção que estivesse em actividade.
Este ano todas as feituras das exéquias couberam ao Reverendo Padre Saldanha: Porque da boca do Sr. Presidente da Direcção nem uma única palavra dirigida aos associados vivos, que servisse de um prestar de Homenagem aos associados mortos.
Alguns associados não se contiveram com o procedido e fazendo críticas aos actuais dirigentes do clube, referiam que os associados que estão do lado de lá já nada dizem aos que estão do lado de cá.
Certo é, que também eu habituado a outros tempos e a gostar de ouvir o discurso reconfortante do Sr. Presidente da Direcção alusivo ao acto em referência, desta forma não me revejo nele.
Humildemente se havia de ter reconhecido que do lado de lá, estão, Nossos Amigos, Nossos Mestres, Nossos Familiares, Família Unidos, pelos quais nutríamos grandes amizades e guardamos profundas recordações.
Por tudo isto e desta forma singela a minha sentida Homenagem dedicada a todos quantos Jazem naquele cemitério da vila.