quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vigésimo Aniversário da Liga dos Amigos do Tortosendo


Deixamos aqui o registo muito bem explicito e reflectido no escrito da sua Presidente, Dra. Merícia Passos, no boletim n.º 68 do 3º trimestre da LAT.

Quero aqui prestar uma singela homenagem a todos aqueles que sonharam um dia a criação da Liga dos Amigos do Tortosendo.

Não posso esquecer, no entanto, os que em vinte anos lhe deram continuidade, incluindo os amigos com os quais privo semanalmente e que tanto me têm ensinado.

Todos enriqueceram e continuam a enriquecer a minha experiência pessoal uma vez que o associativismo requer aprendizagem, treino, interiorização de uma postura de partilha.

Tenho aprendido e reforçado valores nos quais qualquer sociedade deveria assentar: amizade, solidariedade, compreensão, tolerância, entreajuda...

Tenho colhido muitos outros, como o estreitamento do sentido de união, a perseverança, a mão amiga sempre pronta a aquecer os nosso corações nos momentos de tristeza.

A nossa prática associativa tem assentado na vontade de fazer, constituindo-se para nós enquanto emergência social que não pode ser lida fora do seu contexto - a sociedade em que vivemos.

Não se trata de um fenômeno de geração espontânea, relevando da vontade de uns tantos (poucos) que tenazmente têm lutado para que os ideais que se encontram na base desta associação, não morram.

Sabemos que a prática do associativismo se traduz num trabalho de formiga, realizado gratuitamente.

Trata-se de um esforço que visa tornar a sociedade mais plural, mais solidária, mais rica, mas, é preciso pensar que trabalhar por "carolice " não é fácil e assumir responsabilidades muito menos.

Não posso deixar de escrever uma palavra de grande apreço aos muitos associados que a Liga dos Amigos do Tortosendo tem.

Eles são determinantes para que a nossa acção se desenvolva.

Por último, lembro que muito gostaríamos de ver os jovens aderirem a este tipo de trabalho, ocupando o seu tempo numa actividade que se transforma num conjunto de lições de vida, enriquecedoras, ocupando os seus tempos de ócio, dentro desta casa que é de todos os tortosendenses.

Merícia Passos

lat-liga dos amigos do Tortosendo - boletim n",68- 3".trimestre/2009

Pag.-3


Parabéns, e sinceros votos das maiores felicidades para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário