segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS LEVAM AO ENCERRAMENTO DE ESCOLAS


A CÂMARA MUNICIPAL DA COVILHÃ em colaboração com a PROTECÇÃO CIVIL/COVILHÃ comunica que entre a noite de hoje, Segunda-feira, dia 29 e a madrugada de Terça-feira, dia 30, se prevê um agravamento das condições climatéricas, com queda de neve a partir dos 400 metros de altitude.

Neste contexto, a Câmara Municipal irá proceder ao encerramento dos estabelecimentos de ensino pré-escolar e escolas do 1º ciclo da Rede Pública, durante o dia de amanhã, 30 de Novembro.

Fonte:CMC

Quando nós aqui noticiámos, na Quarta-Feira dia 3 de Novembro:

ATENÇÃO QUE ELES ANDAM POR AÍ…
Segundo o Jornal do Fundão noticiou, no seu nº 3354 de 25 de Novembro, na sua página oito:
GNR da Covilhã apanha quadrilha do "homem aranha"
Quatro homens com idades compreen­didas entre os 32 e os 39 anos foram detidos por suspeita de assaltos a casas.
LADRÕES DE CASAS
GNR da Covilhã apanha quadrilha
QUATRO homens com idades compreen­didas entre os 32 e os 39 anos, foram na segunda-feira identificados como sendo os autores de pelo menos oito furtos realiza­dos recentemente em residências das fre­guesias do Tortosendo e Vales do Rio. To­dos desempregados e residentes no Torto­sendo e na Covilhã, os suspeitos foram identificados no âmbito de investigações que estavam a ser levadas pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR da Covilhã, na sequência dos referidos furtos, um dos quais ainda nem sequer tinha sido detectado pelos proprietários. Ao que o JF apurou, depois de terem sido identificados, os indivíduos confessaram os crimes e op­taram por colaborar com as autoridades, tendo referenciado as residências onde os furtos foram praticados. Numa delas o furto ainda não tinha sido detectado pelos pro­prietários, que só deram pela falta do ouro quando foram abordados pelos militares da GNR. "Eles dividiam-se em duas equipas. Uma delas optava por arrombar portas ou janelas do rés-do-chão, na outra, estava o "homem aranha" (nome pelo qual é conhe­cido um dos suspeitos), optavam por fazer escalonamento e entrava nas casas sem qualquer arrombamento", explicou fonte da GNR, que já recuperou várias peças em ouro (avaliadas em 12 mil euros), 700 eu­ros em dinheiro, dois cartões multibanco com os quais tinham sido realizados levan­tamentos e alguns cheques.
Diremos nós que, com um pouco de sorte a criatura que connosco desabafou sobre o levantamento indevido que lhe haviam feito no Multibanco, pode muito bem ter acontecido, dentro desta notícia. Boa sorte é o que desejamos a essa criatura lesada.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Presidente Carlos Pinto na Embaixada da China em Lisboa

Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã foi recebido esta manhã, 26 de Novembro, pelo Senhor Embaixador da China em Lisboa.

O objectivo da reunião teve como tema principal o incremento das relações entre o Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, SA e o tecido económico da Região e as empresas chinesas.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hapoel - 3 Benfica - 0


TRISTEZA !!!

O Sindicato dos Jogadores, através do seu porta-voz, aplaudiu a massiva adesão dos jogadores do Benfica à greve geral.

sábado, 20 de novembro de 2010

Vamos Contar Mentiras

Uma divertida comédia de enganos que estará no Teatro Cine da Covilhã, Sábado 11 de Dezembro.

Aliado ao entretenimento está também o propósito dos produtores e de toda a equipa de prestar um sincero e pertinente tributo, infelizmente apenas a título póstumo, aos actores Amando Cortez e Raúl Solnado, referências inquestionáveis da nossa cultura e panorama Teatral.

"Vamos contar mentiras" é encenada por Isabel Damatta sobre uma versão actualizada do original de Alfonso Paso.

Octávio Matos, Marina Albuquerque, Luís Aleluia, Isabel Damatta, Paulo Oliveira, Rosete Caixinha e Diogo Cruz, fazem parte do elenco da peça.

Em tempo de crise!... Não se poupa no riso!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A CONVITE DA AUTARQUIA


Reunião entre: Associações, Clubes e Organizações do Tortosendo


Deram-nos conta, quem esteve presente na reunião, que esta havia sido bastante proveitosa para o delinear de diversas iniciativas, que cada organismo pretende levar a cabo durante o ano de 2011.

Mas que as diversas iniciativas, se pudessem enquadrar dentro de um magro quadro financeiro a atribuir pela Autarquia a cada uma delas.

Espírito de entreajuda entre todas as organizações da terra, até algumas iniciativas conjuntas, foi o que se pediu para atenuante destas dificuldades, falou-se de que mais que nunca, se requer da parte de quem dirige estas Associações, um espírito criativo que possa ajudar a colmatar os tempos de crise que se adivinham.

Uma voz sábia dentro da sala, diz que esta grave situação se pode vir a instalar por um período de longa duração.

Tendo-se verificado a importância da reunião, decidiu-se poder haver outras a breve trecho.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TROCA DE PALAVRAS



A Câmara Municipal da Covilhã promove no dia 25 de Novembro, Quinta-feira, pelas 21:30 horas, uma Troca de Palavras com Fernando Correia, subordinada ao tema "Biodiversidade".

Fernando Jorge Simões Correia é Biólogo e Mestre em Ecologia Animal pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, além de ilustrador profissional desde 1988 (especializado em Ilustração Científica e Design de Comunicação). Exerceu actividade de docência na Universidade de Coimbra e de Évora, bem como nos Institutos Piaget (Pólo de Viseu) e Politécnico de Leiria (Pólo Nazaré). Actualmente é Doutorando na Universidade de Aveiro, onde também exerce actividade docente. Foi pioneiro na reintrodução da ilustração científica enquanto disciplina integrada no plano curricular do Ensino Superior em Portugal.
O reconhecimento da inovação e qualidade dos seus trabalhos granjeou-lhe diversos convites para participar nos mais destacados livros da especialidade, como "La Carte a Gratter de A a Z", "The Guild Handbook of Scientific Illustration", e na Guild of Natural Science Illustrators Newsletter, onde tem publicado regularmente vários artigos. Possui mais de 115 obras distribuídas por livros e artigos publicados nos mais variados órgãos de comunicação nacionais e internacionais, sendo de destacar as suas obras "Atuns, bonitos e cavalas dos Açores" (2007) e "Olhão -nbsp;um património a descobrir". Em co-autoria assinou cerca de 30 livros, dos quais se distinguem os últimos "O Javali" (2008) e "Penacova, o Mondego e a lampreia" (2010).
Galardoado com vários prémios/distinções em Portugal, Estados Unidos e Europa (Reino Unido e Espanha), destaque para o Grande Prémio Stuart de Imprensa Nacional El Corte Inglés (categoria Ilustração 2005), o Focus On Nature VIII Natural History Illustration Award (N. Y. State Museum), o PAWS98, o Digital Art Competition (2000 TAACCLs Science & Technology Digital Art Competition, tutelado pela prestigiada revista Scientific American) e vários GNSI Membership Directory Awards.
Fonte: CMC

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CONSTRUÇÃO DO FUNICULAR DE S. JOÃO

A Câmara Municipal da Covilhã, na sua reunião de cinco de Novembro, aprovou a adjudicação da empreitada de construção do Funicular de São João.
Com a extensão de cerca de 200 metros, ligará a Rua Mateus Fernandes, a Sul, ao Largo de São João de Malta, a Norte da Cidade, com um tempo de viagem de dois minutos. Este funicular irá circular em via única, com três pontos de paragem (limite inferior, limite superior e a meio da via), tendo uma cabine com capacidade para 12 pessoas, o que permitirá transportar cerca de 200 pessoas por hora.
A obra foi adjudicada ao Consórcio EFACEC - Engenharia e Sistemas, SA / LIFTECH - Tecnologia para Elevadores, Lda, pelo valor de 1.549.963,85 Euros, estando previsto um prazo de execução de 540 dias.
Foram ainda aprovadas aberturas de concursos públicos para as seguintes empreitadas:
> Construção do Jardim Botânico de Montanha que permitirá a requalificação do Parque Alexandre Aibéo, com espécies arbóreas diversas, instalação de sanitários e de um bar de apoio, representando um investimento de 500.000,00 Euros;
> Reabilitação de edifício para Centro Multifunções de Vila do Carvalho que prevê a construção de auditórios, de sala de leitura e a instalação da sede da Filarmónica Recreativa Carvalhense, com uma estimativa orçamental de 1.150.000,00 Euros;
> Requalificação do Parque Florestal da Covilhã, porta de entrada na Serra da Estrela / Penha das Saúde com aumento da área de estacionamento, construção de sanitários, bar e auditório ao ar livre, no valor de 400.000,00 Euros.
Todas as obras estão comparticipadas por Fundos Comunitários QREN em 70 por cento, sendo o restante suportado pelo Município.
Fonte:CMC

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

AS CINCO ESTRELAS DO CONCELHO DA COVILHÃ / BELEZAS NATURAIS

No Dia 31 de Outubro, no Teatro Cine da Covilhã, decorreu a cerimónia final e entrega de prémios aos vencedores deste concurso que se destinou a mostrar a beleza dos recursos naturais do concelho, particularmente das freguesias rurais.


As Belezas Naturais VENCEDORAS deste concurso foram:

Vale do Beijames, freguesia de Verdelhos

Azenhas/Poço do Funil, freguesia de Cortes do Meio

Piscina Natural, freguesia do Paul

Cascata do Vale das Vacas, freguesia de Sobral de São Miguel

Serra das Fontes/Picoto, freguesia de São Jorge da Beira

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ATENÇÃO QUE ELES ANDAM POR AÍ...



Quarta-Feira 3 de Novembro, uma criatura tortosendense, fez queixa junto do seu banco e no posto da GNR local, que por sinal também nos deu conta a nós, contra desconhecidos de lhe terem efectuado dois levantamentos indevidos de 200.00 € cada, numa caixa multibanco da terra.

Supõe-se que sirvam cartões clonados pelos meliantes para efectuarem os levantamentos fraudulentos, sempre efectuados pela noite dentro e em caixas multibanco sem câmaras de vídeo.

Explica-nos a referida criatura, que se não tivesse dirigido ao multibanco durante o dia e a caixa lhe havia dado a informação que já havia efectuado os levantamentos permitidos para esse dia, com toda a certeza ainda não tinha dado pelo sucedido.

Portanto aqui deixamos o aviso.

São as tais situações que pensamos, só acontecem aos outros, mas não!.

Em relação a esta situação pede-nos a referida criatura o seguinte, ao mesmo tempo que nos diz como era bom que alguém tivesse feito reparo!

Se por acaso passou, na noite de 1 para o dia 2 de Novembro, de Segunda para Terça-Feira, na Avenida Viriato, Junto à Caixa Multibanco, do Banco Espírito Santo, quando eram 3 horas e trinta minutos dessa noite e fez reparo se alguém se servia da caixa, e se por acaso conheceu esse alguém, é favor deixar-nos uma mensagem, Recompensa-se bem, a quem prestar informações.