quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BATIDA ÀS RAPOSAS


A Associação de Caça e Pesca do Tortosendo leva a efeito no próximo Domingo dia 28 de Fevereiro de 2009, pelas 8 horas da manhã, uma batida às raposas, que dizem ser comemorativa do encerramento da época venatória 2009/2010.
Seguindo-se um almoço convívio oferecido pela Direcção a todos os associados participantes.
Boa Sorte.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EXERCÍCIO TERRESTRE SERRA BRANCA 2010

Tropas de Operações Especiais do Exército Português vão realizar um exercício terrestre, denominado, (Operações em Montanha), no período de 28 de Fevereiro a sete de Março de 2010, na região da Serra da Estrela, nos locais supra citados, do Covão da Ametade, Cântaro Magro, Piornos e Torre.
Este exercício constará de deslocamentos, quer apeados, quer com viaturas.
Em todas as acções do exercício serão executadas rigorosas medidas de segurança, no sentido da salvaguarda de pessoas e bens.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

SENHOR, Alberto Taborda Martins de Oliveira


Cem por cento solidário com este escrito, saído no boletim N.º 69 do 4º. Trimestre da LAT. (Liga dos Amigos do Tortosendo). Sobre, ALBERTO TABORDA MARTINS DE OLIVEIRA

Hoje Escrevo sobre um GRANDE HOMEM, UM MESTRE e UM VERDADEIRO AMIGO
ALBERTO TABORDA MARTINS DE OLIVEIRA
Já lá vão anos que eu e outro amigo, António Gil Fazendeiro, quase nascidos e criados no Unidos do Tortosendo, vimos tão maltratado este nosso clube, com dívidas de elevada monta, aos Serviços Municipalizados, por falta dos pagamentos mensais, tanto a nível da água como da luz.
Esta tormenta, tinha de ser gerida por uma Comissão Administrativa, da qual fazia-mos parte.
Era nossa preocupação, enquanto membros da comissão Administrativa, tentar procurar alguém, a quem reconhecêssemos valor para chefiar uma equipa directiva, que pretendíamos apresentar a eleições, e pudesse de alguma forma, dinamizar o que parecia estar a delapidar-se.
Depois de muito pensar, esse alguém apareceu – Alberto Taborda Martins de Oliveira, HOMEM Forte a nível sindical, a quem nós dois reconhecíamos extraordinário valor. Mas ele sabia, como ainda hoje nós sabemos, que infelizmente na nossa terra, é muito difícil ingressar-se no meio associativo, sem que os que nada fazem venham logo contradizer e difamar os que querem e pretendem fazer, e ele tinha a noção disso.
O nosso convite era um verdadeiro desafio num momento particularmente angustiante na história deste nosso Unidos.
Uma, duas vezes, de relutantes nãos, até pelo explicado acima, não nos fez desistir, e como não há duas sem três, à terceira foi de vez.
E em boa verdade, Mestre Alberto Oliveira, deixe-me que lhe diga, na hora certa no momento exacto, chefiando uma equipa que ainda hoje reconhece também, o encheu de orgulho, levou o Unidos do Tortosendo aos patamares dos seus melhores anos de todos os tempos, que depois tiveram seguimento, com os seus alunos, (sabe de quem falamos).
Como será alguma vez possível esquecer: O Cinema, as Sessões de Revista, que só era possível ver na capital, mas nós trazíamos ao Unidos do Tortosendo! Aquelas festas de carnaval, que já eram consideradas, as mais populares e divertidas que se realizavam a nível da beira interior! As festas (reveillon), de passagens de ano! Os populares artistas que só se viam na televisão e que nós trazíamos ao Tortosendo, e foram tantos! Aqueles extraordinários conjuntos que passavam pelos palcos do Unidos do Tortosendo! Aqueles torneios de futebol de salão, de basquetebol, de andebol de ténis de mesa, de bilhar e snooker, tão picadinhos que eles eram, mas sempre do agrado geral!
Tudo isto nunca mais se viu!
Mas, é certo, Mestre Alberto Oliveira, é uma verdade inolvidável e que ninguém pode escamotear.
Por fim direi que tive um enorme gosto e um extraordinário prazer (e não foi assim tão pouco tempo) em lhe ter feito companhia nesses áureos tempos do Unidos.
Como foi tão bom ter trabalhado Consigo e os ensinamentos que de Si colhi!
Ó MESTRE!
Porque não falou desses tempos, quando escreveu sobre o nosso tão querido Unidos nos boletins da LAT?
Tanta modéstia num HOMEM tão Bondoso!
Armando Louro Ferreira

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

NOIVOS DE S. TIAGO - INSCRIÇÕES


A Câmara Municipal da Covilhã informa que as inscrições para os Noivos de São Tiago se realizam este ano no período de 15 de Fevereiro a 15 de Março.
Para o efeito, os casais interessados devem dirigir-se ao Departamento de Educação, Cultura e Desporto, a fim de entregar a documentação necessária e preencher a ficha de inscrição.
O evento Noivos de São Tiago irá realizar-se no dia 24 de Julho de 2010.

Departamento de Educação, Cultura e Desporto
Rua Portas do Sol, nº122
Tlf: 275310690 / Fax: 275310699
E-mail: decd@cm-covilha.pt

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mais Neve

Outro forte nevão cobre a paisagem tortosendense em Segunda-Feira, 15 de Fevereiro de 2010, vesperas de Entrudo.



























domingo, 14 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010 NO TORTOSENDO

Domingo dia 14 de Fevereiro de 2010, tal como se previa o Tortosendo encheu-se de gente, dando à vila um calor humano, contrastando em muito, com o frio intenso que se fazia sentir por alturas do desfile, cerca das 16 horas. (O termómetro marcava nessa altura -1º.)
Este ano sob o lema “ Os 100 anos da República Portuguesa e os 140 anos da Cidade da Covilhã. O desfile tal como é costume, tem como ponto de partida o Externato, desfilando pelas principais artérias da Vila, regressando de novo ao seu ponto de partida.























































































































De Parabéns fica o Externato de Nossa Senhora dos Remédios, pela feitura deste evento, demonstrando como sempre o empenho e o magnífico trabalho posto nesta iniciativa, que é ímpar a nível da nossa Beira.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

No Tortosendo o Carnaval já saiu à rua

Sexta-Feira 12 de Fevereiro de 2010 e quando o relógio marcava, mais ou menos as 11 horas da manhã as crianças das escolas do primeiro ciclo e as dos jardins-de-infância da vila, conjuntamente com os veteranos do Centro do Convívio da Terceira Idade, saíam para a rua, comemorar mais um aniversário carnavalesco.
Com partida junto do Centro da Terceira Idade, percorreram algumas das principais artérias da vila, dando a esta uma animação e um colorido invulgar, que nem o frio intenso que se fazia sentir, fez arrefecer os ânimos a todos os participantes.

Foi bonito de se ver!
































































Domingo, pelas 15 horas haverá mais, com a saída do corso carnavalesco, promovido pelo Externato Nossa Senhora dos Remédios, este ano sob o Lema,” Os 100 anos da República Portuguesa e os 140 anos da cidade da Covilhã” prevendo-se traga ao Tortosendo milhares de forasteiros como acontece todos os anos.