segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Eleiçoes Autárquicas

O acto eleitoral realizado ontem na nossa freguesia ditou David Silva como presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo.
No rosto do eleito era bem patente o grau de contentamento e felicidade.
Em algures na nossa freguesia também fui dar com o actual e futuro presidente da junta de freguesia em amena cavaqueira, comemorando a vitória e ambos irradiando de felicidade. 
Aos Vencedores os nossos sinceros  votos de Parabéns e um bom trabalho.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FEIRA DE S. MIGUEL 2013

Da Junta de freguesia do Tortosendo, através do Dr. David Silva, recebemos o seguinte esclarecimento como Nota Informativa

 


Exmos. Senhores,

De forma a que possam colaborar na divulgação do esclarecimento acerca da realização da Feira de S. Miguel e porque temos sido questionados acerca da realização da mesma, somos a informar o seguinte:


1. A Feira de S. Miguel irá decorrer no Parque S. Miguel nos dias 28 e 29 de Setembro.

2. Na noite de 28 de Setembro iremos ter a participação especial dos “Caretos de Podence” .

3. No que respeita ao trânsito são levadas a cabo pela GNR as restrições normais - No dia 28 o trânsito será cortado das 18.00 h às 02.00h na EN 230 junto à antiga Junta de Freguesia / Centro de Saúde e EN 230 Junto ao Cruzamento para o Externato Nossa Senhora dos Remédios. No dia 29 o trânsito estará cortado no mesmo local das 8.00 h às 18.00 h. O trânsito é feito pela estrada que dá acesso ao Externato Nossa Senhora dos Remédios .

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Portugal arrisca ser um dos países mais desiguais devido à austeridade



Portugal arrisca-se a ser um dos países mais desiguais do mundo se a política de austeridade prosseguir, preveniu hoje a organização não-governamental (ONG) Oxfam.
A ONG fez este aviso ao divulgar um relatório sobre a luta contra a pobreza, na véspera de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (UE).
À escala da Europa, se a política de austeridade for mantida pelos dirigentes políticos, há o risco de 25 milhões de europeus caírem numa situação de pobreza até 2025, quantificou a Oxfam.
No seu documento, a organização entende que o modelo europeu "está diretamente colocado em questão por políticas de austeridade mal concebidas".
A diretora do ramo europeu da Oxfam, Natália Alonso, em declarações à agência noticiosa AFP criticou o recuo dos direitos sociais, "os cortes radicais nos orçamentos da segurança social, da saúde e da educação, a redução dos direitos dos trabalhadores e uma fiscalidade injusta", ingredientes desde há três anos das purgas económicas destinadas alegadamente a recuperar as finanças públicas na Europa.
"Em 2011, na União Europeia, 120 milhões de pessoas viviam na pobreza [definida como correspondendo a menos de 60% do rendimento mediano], número que poderá aumentar de 15 a 25 milhões se a austeridade continuar", estimou.
Este possível resultado elevaria para o equivalente a mais de um quarto da população a quantidade de pessoas ameaçada pela pobreza, incluindo empregadas.
Por junto, a Oxfam nega qualquer eficácia às medidas de "redução cega da dívida", que prejudicaram o crescimento e dispararam o desemprego para níveis recorde, cuja pertinência está a motivar um debate inclusive entre os seus promotores.
Intitulado "A Armadilha da Austeridade", o relatório destaca o agravamento das desigualdades, em benefício dos "10% mais ricos da população europeia".
Os países sujeitos ao regime de austeridade, com a ONG a particularizar os casos de Portugal e Grécia, em troca de uma assistência financeira da UE e do Fundo Monetário Internacional, mas também a Espanha e o Reino Unido, "situar-se-ão em breve entre os países mais desiguais do mundo", se prosseguirem as suas políticas, disse Alonso.
Invocando as lições das experiências similares de quebra social vividas pela América latina e Ásia do sudeste nas décadas de 1980 e 1990, a ONG apela "aos Estados membros da UE para que defendam um novo modelo económico e social", assente numa fiscalidade justa e em investimentos públicos nos serviços e na inovação.
Fonte: LUSA

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

AUTÁRQUICAS 2013



Ética democrática é o que se exige a certos filhos da mãe dentro deste tão humilde, mas nobre povo, que é o Tortosendo.
Desaparecem cartazes e fazem-se outros tipos de tropelias, sobre as candidaturas democráticas à autarquia local.
Seja quem for, venham de onde vierem, pertençam elas a qualquer quadrante político ou não, serão sempre aqui repudiadas veementemente tais atitudes.
A essa gente sem escrúpulos, que pratica tais actos, e está pouco habituada a submeter-se a sufrágios eleitorais democráticos, poderemos dizer que se encontram deficitárias democraticamente, contrastando com a grande maioria dos habitantes, deste tão NOBRE E HUMILDE POVO que é o TORTOSENDO.

É FEIO E FICA MAL!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

TOMADA DE POSSE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR


Tomou hoje posse a nova reitoria da U.B.I.
O eleito reitor da UBI, António Fidalgo tomou hoje posse, levando consigo quatro vice reitores que vão assim compor a equipa reitoral, Mário Raposo, João Canavilhas, Marques Cardoso e Paulo Moniz.
Apraz-nos aqui realçar o importantíssimo papel a desempenhar na reitoria, pelo tortosendense, Prof. Mário Raposo a quem vai caber a responsabilidade de substituir o  reitor nas suas ausências, bem como ficar com o cargo do pessoal e financiamento.
Nada que seja estranho ao Prof. Mário Raposo, atendendo a que já tinha desempenhado idênticas funções em anteriores mandatos.
Contudo, endossamos daqui votos das maiores felicidades a este tortosendense de gema, Prof. Mário Raposo, para este seu novo mandato.



Prof. Mário Raposo