sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LIMPEZA NO RIO ZÊZERE


David Silva, membro da actual junta de Freguesia, deu-nos conta de uma magnífica notícia para todos os tortosendenses, de que a limpeza do Rio Zêzere na zona da Ponte Pedrinha começou, mas irá prolongar-se nas margens do rio, por todos os limites da freguesia de Tortosendo.
Tudo isto no âmbito de uma candidatura da Junta de Freguesia de Tortosendo apresentada no início do ano ao PRODER / Gestão do Espaço Florestal e Agro-florestal (Medida 2.3.3.1 – Promoção do Valor Ambiental dos Espaços Florestais – Manutenção e Recuperação de Galerias Ripícolas).

Tal como a foto documenta o rio está a ficar bonito, ali mesmo junto à Ponte Pedrnha.
Parabéns.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

COVILHÃ “Cerimónias no dia 1 de Setembro”











No próximo dia 1 de Setembro, Domingo, a Câmara Municipal da Covilhã procede à inauguração de dois novos equipamentos de mobilidade urbana e ao lançamento de uma obra cronológica sobre a História da Covilhã.

17h00 . Salão Nobre dos Paços do Concelho
Apresentação de livro "História da Covilhã: datas, figuras e factos".
Obra histórica ilustrada, orientada cronologicamente do século XII ao século XXI, com 220 páginas e mais de 250 fotografias.

18h45 . Rua Portas do Sol
Descerramento de placa alusiva ao "Relógio de Sol".
Inspirado nos antigos relógios e numa espécie de homenagem às Portas do Sol do antigo castelo da Covilhã, este relógio de sol encontra-se implantado no largo das Portas do Sol, em plena muralha, numa área de 470m2, num investimento de 87 mil euros, que incluiu a criação de um miradouro e a requalificação da rua e largo.

19h00 . Rua Marquês D'Ávila e Bolama
Inauguração do Elevador da Goldra.
Elevador inclinado com cabine panorâmica e capacidade para 11 pessoas. Área total de 1.800m2, desnível de 25m e inclinação de 32,6º. Duas zonas de embarque/desembarque e área de descanso com bancos. Investimento: 500.000,00 euros.

19h45 . Inauguração do Funicular de São João.
Funicular inclinado com capacidade para 15 pessoas. Área total de 2.000m2, desnível de 62m e inclinação de 19º. Comprimento de 200m e faixa de 5 a 20m. Três zonas de embarque/desembarque e área de descanso com bancos. Investimento: 1.549.963,85 euros.

sábado, 24 de agosto de 2013

Incêndio na Serra da Estrela



O incêndio que deflagrou ontem e hoje na Serra da Estrela na Zona da Covilhã e que era combatido por um total de 260 homens, parece ter sido dominado hoje ao final da tarde, de acordo com a informação avançada pela Protecção Civil.
Além do forte contingente humano, estiveram envolvidos 78 veículos, três helicópteros e três aviões no ataque às chamas.

Hotel e Parque de Campismo na Serra da Estrela evacuados



O Parque de Campismo do Pião e o Hotel Varanda dos Carqueijais foram evacuados durante a manhã deste sábado devido ao violento incêndio que lavra desde a madrugada de sexta-feira no Parque Natural da Serra da Estrela.
Citado pela Agência Lusa, o oficial de ligação da GNR, capitão Luís Patrício, explicou que as duas unidades foram evacuadas como "medida de precaução e segurança para as pessoas", já que as chamas começaram a progredir naquele sentido.
A mesma fonte, que se encontra no teatro de operações, explicou que o Parque de Campismo foi evacuado às 6 horas. No local estavam mais de 200 pessoas.
Duas horas depois, às 8 horas, a medida foi alargada ao Hotel Varanda dos Carqueijais, onde se encontravam cerca de 50 pessoas.
Em ambos os casos, as pessoas saíram pelos seus próprios meios.
Luís Patrício confirmou ainda que o incêndio continua a lavrar naquela zona, onde também está localizado o antigo sanatório das Penhas da Saúde, atualmente a ser remodelado para acolher um hotel.
Além disso, as autoridades também procederam ao corte da estrada número 339, que liga a cidade da Covilhã, à Serra da Estrela.
Este incêndio deflagrou às 4.51 horas de sexta-feira na encosta norte da cidade da Covilhã e já consumiu uma extensa área de mato e floresta, tendo também ardido uma casa que se encontrava devoluta.
A proximidade com algumas localidades, bem como com a cidade da Covilhã, tem mantido as populações em estado de alerta permanente, mas de acordo com a mesma fonte, até ao momento, não houve habitações em perigo.
As constantes mudanças de vento e os difíceis acessos têm sido as principais dificuldades encontradas pelos bombeiros que combatem as chamas há mais de 30 horas.
De acordo com a informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 11.40 horas (hora da última atualização), este incêndio estava ativo numa frente e era um dos que mobilizava mais meios.
No terreno estão 260 operacionais, auxiliados por 73 veículos e oito meios aéreos - dois helicópteros de ataque inicial, dois helicópteros bombardeiros e quatro aviões bombardeiros.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Incêndio na Serra da Estrela



Eram dez horas da manha deste 23 de agosto e a situação do incêndio na serra tinha assim estas proporções, mesmo aqui juntinho à cidade da Covilhã.
Com terrenos ingremes e acessos muito limitados, estavam os bombeiros a sentir algumas dificuldades no combate às chamas.
Esperamos que, com reforço dos meios aéreos a situação possa melhorar.
Enfim, continuamos com esta calamidade que parece este verão não nos querer dar tréguas.