sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SNOWBOARD URBAN FESTIVAL


A cidade da Covilhã, prepara-se para receber no próximo dia 26 de Janeiro de 2013 a segunda edição da FIS Europa Cup em Snowboard.
Provas que prometem agitar a cidade, por tratar-se da primeira prova europeia e a segunda prova FIS em Portugal.
Disseram-nos da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, sediada na Covilhã, estarem previstas muitas participações a nível nacional e europeu, visto as provas darem a possibilidade aos seus participantes de pontuarem para os jogos olímpicos de Sochi 2014, e ser também a primeira vez que uma taça da europa da modalidade se realiza em Portugal. Para os vencedores estarão reservados bons prémios monetários.
 
A não perder!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS


Para Todos
um Feliz Natal
E um Bom Ano Novo
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Mais uma vez ! "A Barragem das Cortes"


BARRAGEM: OBRAS PODEM AVANÇAR

Câmara da Covilhã falou verdade, “mesmo que aparentemente não parecesse”, garante Carlos Pinto, sobre a revogação do despacho de prorrogação da Declaração de Impacte Ambiental do projecto de construção da barragem das Cortes. Segundo o autarca, estão reunidas todas as condições para se avançar com a construção da famigerada barragem.

Segundo Carlos Pinto tratou-se de um erro jurídico e formal que será ultrapassado, entretanto a Declaração de Impacte Ambiental mantém-se em vigor, uma vez que um acto administrativo sem audiência prévia é nulo “significa que não havendo audiência de interessados não há acto novo, o acto praticado está assim em vigor, a câmara disse a verdade e não há neste momento qualquer impedimento à construção da barragem”.

Segundo Carlos Pinto nada impede a construção da barragem até porque a autarquia tomou posse administrativa dos terrenos onde irá ser construída, na passada sexta-feira “a esta hora está a decorrer a vistoria perpetuam rei memoriam passando os terrenos para a posse da câmara, só falta adjudicar a obra e obter o visto do tribunal de contas”.

Carlos Pinto lamentou a posição daqueles que “são permissivos com os nomes da aristocracia da Covilhã”, diz que foram poucos os que o acompanharam nesta luta pela construção da barragem que se arrasta há anos “com a permissividade do Partido Socialista”. Na resposta, Vítor Pereira diz que em nenhum momento colocou em causa a importância deste investimento que espera inaugurar no próximo mandato e para o qual vai convidar Carlos Pinto a cortar a fita “eu não estou preocupado com a paternidade da barragem e não me importo, se for eleito presidente da câmara como espero, de o convidar para lá ir cortar a fita, o mesmo faria com todas as obras que foram da sua autoria”.Fonte: R C B 
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Unidos do Tortosendo foi alvo de gatunagem


Mais uma vez, e que tenhamos em lembrança, já são tantas as vezes que os ladrões arrombam portas, partem janelas, fazem mil e um estragos neste popular clube do Tortosendo.
De segunda para terça feira, de 10 para 11, pela noite dentro, sofre o Unidos mais uma roubalheira, por vezes são mais os estragos causados, do que os valores roubados.
Porque como diz o velho ditado, “gato escaldado de água fria tem medo”.
E a Direção desta popular coletividade, vai-se precavendo em relação a este assunto, deixando muito pouco a descoberto dos larápios.
Mas contudo, desta vez ainda fizeram alguma mossa, tendo-se apoderado de um computador portátil e de alguns outros objetos de valor, perfazendo a importância total de cerca de dois mil euros, não contanto com prejuízos materiais.
Atenção que eles andam por aí!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Feira de Natal na Praça do Município


Nesta época natalícia, a Câmara Municipal da Covilhã promove uma FEIRA DE NATAL na Praça do Município, onde estarão presentes mais de 20 stands que reúnem produtos de todo o concelho.
O certame decorre de 13 a 24 de Dezembro, no centro da cidade, das 11:00 às 20:00 horas.
Nesta mostra serão exibidas todas as iguarias oriundas da gastronomia da Covilhã, associadas ao artesanato típico. No mesmo espaço estará instalado um carrossel gratuito para crianças até aos 10 anos.
Os visitantes terão assim a oportunidade de provar os sabores da gastronomia tradicional, como compotas e doces, pão, queijo da Serra e queijo do Paul, pastel de molho, vinhos e licores, queijadinhas, chouriço caseiro, empadas, filhoses, mel, papas de carolo, enchidos, cherovia, entre muitos outros produtos bastante originais, como bordados, quadros, esculturas e design têxtil em burel.

Continuamos com o folhetim: “ A Barragem das Cortes”


BARRAGEM: DESPACHO REVOGADO

O secretário de estado do ambiente e do ordenamento do território revogou o despacho de prorrogação da declaração de impacto ambiental para a construção da nova barragem das Penhas da Saúde.
A decisão de Pedro Afonso de Paulo foi tomada no passado dia 28 de Novembro e teve por base as recomendações de uma equipa multi-disciplinar do processo de contencioso da secretaria geral do ministério do ambiente emitidas a 23 de Novembro.
No documento, a que o jornal “I” teve acesso a equipa mostra dúvidas em relação a determinados elementos como “uma fundamentação insuficiente do requerimento apresentado pela câmara da Covilhã”; “novos elementos respeitantes ao património cultural”; “possível incêndio no local identificado como alternativa B” e “alegada redução das necessidades de água na região, acrescida à informação da ERSAR relativamente à qualidade da água”.
A primeira declaração de impacto ambiental foi emitida em Setembro de 2006 e a última prorrogação, válida até Setembro do próximo ano, foi agora anulada.
A construção da nova barragem das Penhas da Saúde representa um investimento de 28 milhões de euros e a albufeira permite uma capacidade de armazenamento de 2,5 milhões de metros cúbicos de água capaz de responder às necessidades de 70 mil pessoas.
Fonte: RCB

 
A Câmara Municipal da Covilhã esclarece:

A Câmara Municipal da Covilhã, tomou conhecimento de notícias publicadas por alguns órgãos de comunicação social, reportando uma putativa revogação da prorrogação da DIA - Declaração de Impacte Ambiental, relativa à Barragem da Ribeira das Cortes.
Por este meio desmentem-se tais notícias, dado tratar-se de uma falsidade, oriunda da mesma fonte de sempre: o proprietário de 1/15 avos dos terrenos onde vai ser construída a referida Barragem, um tal Luís Batista, que pretende apenas pressionar entidades públicas para alcançar ganhos de causa e benefícios de valorização patrimonial, ilegítimos, à custa do erário público e sacrificando o interesse público subjacente à construção da referida Barragem. 

Fonte:CMC

sábado, 1 de dezembro de 2012

NASA 'obrigada' a desmentir "fim do mundo"

Profecia Maia


Depois de ter recebido centenas de perguntas acerca do fim do mundo, que uma profecia Maia diz que acontecerá em 2012, o site oficial da NASA disponibilizou uma secção de perguntas e respostas e um dos seus astrobiólogo publicou um vídeo explicativo. O objetivo: fazer entender que o mundo não vai acabar este ano.
Nos últimos dois anos, David Morrison, astrobiologista no Centro de Pesquisa Ames, da NASA, respondeu a centenas de perguntas do público a respeito do fim do mundo. Com vontade de "falar mais diretamente" às pessoas, Morrison publicou um vídeo, disponível no 'YouTube', onde explica porque o mundo não vai acabar.
O astrobiologista diz que todas as teorias divulgadas pela a Internet não passam de tentativas para "fazer dinheiro". Segundo o próprio, basta falar com um cientista para perceber os motivos que injustificam a possibilidade de o mundo acabar este ano.
Preocupado com o facto de muitas das pessoas que recorrem a ele estarem "realmente assustadas", sendo que muitos são jovens e alguns falam até em suicido, o astrobiologista considerou importante esclarecer diretamente o público. "Não se preocupem com 2012 e desfrutem 2013 quando ele chegar".