sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Inovação e Competitividade na Região Centro


O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, é um dos oradores convidados do Seminário "Inovação e competitividade na Região Centro: desafios atuais e para 2014-2020", que decorrerá em Arganil, no dia 4 de Dezembro.
Carlos Pinto será uma das figuras centrais na mesa de debate sobre o tema "Inovação e Competitividade na Região Centro: estratégias empresariais".
Este seminário tem como objetivo a reflexão acerca de um dos temas centrais que o desafio do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo coloca, contando com a participação de atores regionais relevantes nas áreas empresarial, científica, tecnológica e da administração pública.
Segundo a CCDRC, a Região Centro é atualmente uma das regiões mais bem preparadas para responder à crise e aos desafios.
O seu desempenho em domínios como a exportação e o emprego contribuem, em muito, para que se conte entre as 100 regiões mais inovadoras da Europa.
PROGRAMA:
10h00 Sessão de Abertura
Ricardo Pereira Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arganil
Pedro Saraiva, Presidente da CCDRC
10h20 Inovação e Competitividade na Região Centro: perspetivas da política de coesão europeia 2014- 2020  -  Luís Madureira Pires, Consultor sénior da FundEuropa
11h30 Inovação e competitividade na Região Centro: estratégias de transferência de conhecimento
Moderador: João Queirós, Reitor da Universidade da Beira Interior
- Smart Rural Living Lab, Luís Matias, Vereador da Câmara Municipal de Penela
- IPN - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, Teresa Mendes, Presidente da Direção do Instituto Pedro Nunes
- Plataforma para a Construção Sustentável, Victor Ferreira, Presidente da Direção do CentroHabitat
12h30 Debate
14h30 Inovação e competitividade na Região Centro: estratégias empresariais
Moderador: José Couto, Presidente do Conselho Empresarial do Centro
- António Teixeira, Diretor Executivo Inovria
- João Carvalho, CEO Fitcom
- Víctor Oliveira, Administrador Vangest
15h30 Debate
15h45 Inovação e competitividade na Região Centro: estratégias municipais
Moderador: Álvaro Amaro, Presidente do Conselho Regional
- Carlos Marta, Presidente da Câmara Municipal de Tondela
- Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã
- Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo
16h45 Debate
17h00 Sessão de encerramento
Luís Madureira Pires, Consultor sénior da FundEuropa
Pedro Saraiva, Presidente da CCDRC
Álvaro Amaro, Presidente do Conselho Regional

O Município da Covilhã pronuncia-se sobre a proposta apresentada pela "UTRAT".


COVILHÃ ANUNCIA REFERENDO LOCAL SOBRE A REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DAS FREGUESIAS
Os presidentes da Câmara Municipal da Covilhã, da Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia do concelho, vão propor na próxima sexta-feira, dia 23 de Novembro, à Assembleia Municipal a realização de um Referendo Local.
A proposta que tem como primeiro subscritor o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, recolheu a unanimidade dos presidentes de Junta de Freguesia eleitos em listas do PSD (28 das 31 Juntas de Freguesia do concelho da Covilhã) e pretende submeter à apreciação dos eleitores a proposta aprovada pela Assembleia Municipal em 21 de Setembro de 2012 e a proposta apresentada pela UTRAT - Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território.
Consideram os subscritores que não estão legitimados para decidir sobre uma matéria de extrema importância para as populações e que não tinha sido submetida previamente a discussão e debate aquando das eleições autárquicas.
A realização de um referendo de âmbito local encontra-se prevista no artigo 240º da Constituição da República Portuguesa, e permitirá que a população do município da Covilhã decida sobre questões de relevante interesse local.

domingo, 18 de novembro de 2012

O Fim do Mundo


Acesso cortado a pico dos Pirenéus por causa do apocalipse
As autoridades francesas vão cortar os acessos a um pico montanhoso no sudoeste de França, nos Pirenéus, considerado um refúgio para quem acredita que o fim do mundo vai acontecer a 21 de dezembro.

foto ERIC CABANIS/AFP
(Autoridades temem invasão de pessoas)

Os acessos ao pico de Bugarach (a 1.231 metros) também estarão fechados três dias antes e um ou dois dias depois de 21 de dezembro, data do fim do mundo de acordo com os defensores do apocalipse, apoiados no calendário da civilização Maia, disse o prefeito do departamento de Aube, Eric Freysselinard.

Uma centena de polícias e bombeiros vai controlar os acessos à aldeia de 200 habitantes, situada junto à montanha, cuja tranquilidade foi perturbada pela recente notoriedade.

"Esperamos alguns iluminados, algumas pessoas que acreditam no fim do mundo, mas em número muito limitado. Esperamos, sobretudo, curiosos em quantidades impossíveis de determinar e muitos jornalistas", disse aos meios de comunicação.

Na Internet, teorias, baseadas numa interpretação do calendário maia, fazem do pico de Bugarach, um dos refúgios (um porto seguro) do planeta para sobreviver ao fim do mundo, marcado para 21 de dezembro próximo.

O pico, com um impressionante perfil que lembra uma pista de lançamento ou de aterragem, encontra-se nos Pirenéus, numa zona que é palco de lendas sobre os visigodos, templários ou tesouros escondidos.

O pico de Bugarach será, para os seguidores destas teorias apocalípticas, o local onde se encontra a nave que transportará os iluminados, poupados ao fim do mundo.

Na Internet, sob monitorização, as autoridades não consideram existir qualquer risco de afluxo, qualquer manipulação por qualquer tipo de seita, nem qualquer apelo para um suicídio coletivo, de acordo com prefeito.

Mas Freysselinard reconheceu que as autoridades estavam a ser confrontadas com um desafio inédito de um "fenómeno baseado num rumor".

No calendário Maia, a data de 21 de dezembro assinala o fim de ciclo, que começou há 5.125 anos, e começa outro, já que os maias faziam uma contagem linear do tempo, mas circular, o que significa que um novo ciclo começa no ponto em que termina o anterior, de acordo com especialistas na cultura maia.

A civilização Maia, localizada no norte da América Central, conheceu o apogeu entre 250 e 900 d.C. (depois de Cristo), e foi perdendo importância até 1200, desaparecendo quase completamente após a conquista espanhola.
Fonte: Jornal de Noticias
 
Penso eu, de que: 

Acabará sim, para alguns que não mereciam que acabasse.
Não acabará, para alguns que mereciam que acabasse!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O presidente mais 'pobre' do mundo


Jose Mujica vive numa quinta, com pouco mais de 900 euros por mês. Os outros 90% do seu ordenado vão para doações. Conheça o Presidente do Uruguai.

Apenas a presença de dois polícias quebra a aparência de "normalidade" na quinta onde vive o chefe de Estado do Uruguai. Cá fora, a roupa seca ao sol e as ervas reclamam um corte. Manuela, uma cadela de três pernas vigia a casa.
Foi por esta quinta, propriedade da primeira-dama, que Jose Mujica, antigo guerrilheiro, trocou a luxuosa residência oficial. Conduz um Volkswagen Beetle de 1987, que é o seu bem mais caro.
O facto de doar 90% do seu salário como Presidente para a caridade, deixa-o com cerca de mil euros mensais.
Eleito em 2009, Mujica passou grande parte das décadas de 60 e 70 a lutar ao lado de um grupo armado inspirado na revolução cubana. Foi alvejado seis vezes e esteve preso durante 14 anos, até 1985.
"Chamam-me o 'presidente mais pobre', mas eu não me sinto pobre", declara, à BBC. "Pobres são os que só trabalham para tentar manter um estilo de vida dispendioso e querem sempre mais e mais". "É uma questão de liberdade", conclui.

Fonte: Revista Visão, 15/11/2012
 
Digo eu, que:
O Presidente José Mujica é tal qual alguns políticos portugueses.
Então não é, Zé Povinho?

Estes dão 90% do seu salário, para questões de caridade e reparações do que estragaram!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

(UTRAT) Concelho da Covilhã



Em cumprimento do disposto no artigo 14.º, n.º 3, da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) apresentou à AR, em 5 de Novembro de 2012, os pareceres e propostas concretas de reorganização administrativa das freguesias situadas no território de Portugal continental.

O Concelho da Covilhã, pronunciando-se sobre o tema, propôs a extinção das quatro freguesias da cidade.

Contudo: no caso da Covilhã a unidade técnica propõe a extinção de dez freguesias: juntar às quatro da cidade a freguesia de Canhoso, agregar Cantar Galo a Vila de Carvalho, Teixoso ao Sarzedo, Vale Formoso a Aldeia do Souto, Casegas ao Ourondo, Barco com Coutada e Peso com Vales do Rio.

Ao município será dada uma nova oportunidade para a assembleia municipal se pronunciar sobre a proposta da unidade, agora de acordo com a lei.

A assembleia municipal da Covilhã tem agora 20 dias para se pronunciar sobre a nova proposta. A unidade técnica encerra todos os processos a 17 de Dezembro, cabendo depois à Assembleia da República a última palavra.

Jornada de Basquetebol, no Pavilhão do Unidos do Tortosendo


No Sábado, dia 10 de Novembro, pelas 21 horas, desloquei-me ao pavilhão de Desportos do Unidos do Tortosendo, para assistir ao Jogo de Basquetebol, integrado no calendário Nacional de Basquetebol Feminino 2ª Divisão, que opunha a equipa local,” Unidos do Tortosendo (UBI)” ao Sporting Clube de Braga.
Com as bancadas do pavilhão muito bem compostas de Gente, assistiu-se a uma boa partida de basquetebol feminino, num jogo muito bem disputado, aonde a supremacia da equipa local teve alguns destaques durante a partida, atingindo 10 pontos diferencias, aos poucos a aguerrida turma do Sporting de Braga foi encurtando distâncias, acabando o jogo, só com 3 pontos de diferença no marcador.
Ficando o marcador assim ordenado:
Unidos do Tortosendo (UBI)- 63 Sporting Clube de Braga – 60.
(Equipa Séniores Feminina "UNIDOS/GLASSDRIVE/UBI/RODRIVE", que disputa o campeonato Nacional de Basquetebol Feminino, 2.ª Divisão) 

Parabéns ao Unidos do Tortosendo/UBI, por esta brilhante vitória e continuação de boa sorte no campeonato, para o resto da temporada, porque estas meninas bem o merecem.

Deram-nos conta de ter havido um outro jogo de Basquetebol Masculino, pelas 17 horas, também integrado no Campeonato Nacional da 2.ª divisão Masculinos, que opôs a equipa do Unidos do Tortosendo (UBI), versos -  ACER - Tondela.
Tendo aqui, a equipa da casa saído derrotada, por uma escassa margem de 57 – 65
Está aí o basquetebol em força no pavilhão dos desportos do Unidos do Tortosendo, e ao que nos contaram e nos foi dado observar, não tem faltado assistência e prestando um grande apoio às equipas participantes.
Quanto a mim, até porque gosto, prometo ir mais vezes e prestar também o meu apoio.

Força, UNIDOS!

sábado, 10 de novembro de 2012

A Fome em Portugal

Agora as declarações impróprias vindas desta Senhora.
Já são milhares os pedidos da sua demissão.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Já há tantas pessoas a passar fome em Portugal, incluindo muitos milhares de crianças.


Segundo Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar, há 285 mil pessoas (média diária) que recorrem a esta instituição (crianças, 33%; idosos, mais de 40%.
Com a crise em Portugal, há mais desemprego, aumentando o número de famílias carenciadas, logo, há mais crianças desamparadas.
O Banco Alimentar apoia 1700 instituições que diz aumentar de ano para ano o número de pessoas em busca de apoio, que é dado ”por cabaz ou alimentação confecionada, seja ao domicílio, em cantinas ou creches.”
 
Há crianças a fazer apenas uma refeição por dia.
 
Amantes do todo o terreno juntaram-se no Tortosendo - Covilhã, para ajudar famílias carenciadas
Mais de uma centena de pessoas participaram num todo o terreno solidário para ajudar famílias carenciadas. A prova decorreu no Tortosendo, na Covilhã.

Nota: Será uma gota de água num oceano, mas a verdade é que por aqui também há vontade em ajudar!

Hoje mesmo o Jornal da Tarde da RTP noticiava, que já há mais de dez mil crianças com fome em Portugal. Tudo isto já reconhecido pelo Governo.

Há mais de 10 mil crianças com fome em Portugal - o número é avançado pelo próprio Governo. O Ministério da Educação revelou este dado e assegura que está a oferecer o pequeno-almoço a metade dessas crianças nas cantinas escolares. O Executivo e o Banco Alimentar contra a Fome preparam-se para apoiar as famílias mais carenciadas.
Que Tristeza!!!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

IA A PASSAR E VI !


Colhi esta sequência de imagens, numa cidade do meu país, aonde sobre o olhar indiferente de quem passa, algumas pessoas recorrem ao detritos metidos em recipientes de lixo para se alimentarem, não vi só uma nem duas pessoas. Vi mais!


Porque o coração me doeu, num pouquinho contribuí ali para que algumas pessoas pudessem comer uma sopa.

Mas como cidadão anónimo, não me cabe a mim a solução destes, e tantos e tantos problemas, porque passa o meu país.
Aonde se metem os políticos que em campanhas eleitorais, tantas promessas fazem e depois nada cumprem?

Mandam-nos emigrar!
É tão triste ser-se de um país que tais políticos tem.