quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Associação de Caça e Pesca de Tortosendo (Retificação)


Da Associação de Caça e Pesca do Tortosendo, enviaram-nos em mail, uma anotação, para que levasse-mos ao conhecimento dos Interessados.
Por motivos de força maior, a largada que tinham agendada para o dia 8 de Setembro, se irá realizar no sábado seguinte, portanto dia 15 de Setembro, com a mesma programação.
Aqui fica o registo.
Bem como deixamos estas recomendações aos Caçadores por alturas da abertura da Caça.
 
A Associação de Caça e Pesca do Tortosendo
Informa:
Que documentos devo trazer comigo durante o exercício da caça?

Carta de Caçador. Licença de Caça. Recibo comprovativo da detenção de Seguro de Caça e Armas. Licença de Cães que o acompanhem. Licença de Uso e Porte de Arma. Livrete de Manifesto, e declaração de empréstimo quando a arma não seja do próprio. Bilhete de identidade/Cartão Cidadão ou Passaporte.

Perdi a minha licença de Caça, que posso fazer?

Se adquiriu a licença por intermédio do Multibanco (MB) e ainda não passaram 60 dias, poderá obter gratuitamente a 2ªvia no sistema de Consultas do MB (não se esqueça numa das fase lhe será pedida informação referente ao dia e mês em que a licença foi emitida). Confirmar se, à posterior, o seu banco lhe debita indevidamente algum montante por esta operação.

Após o prazo de 60 dias não lhe será possível socorrer-se do sistema de MB, terá de se dirigir a um balcão do ICNF (ex-AFN), que após apresentação da Carta de Caçador lhe emitirá uma 2ª via mediante o pagamento de 5,29€.

Caso entenda dirigir-se ao ICNF poderá faze-lo a qualquer momento ( não necessita de esperar pelo termo do prazo dos 60 dias) e solicitar a emissão de uma 2ª via.
A que espécies posso caçar no dia 19 de Agosto, em terrenos ordenados ( zonas de caça)?
Posso caçar à Rola-Comum, Pombo-bravo, Pombo-torcaz, Pato-real, Galeirão, Galinha--d´água, Pega-rabuda, Gralha-preta e Pombo-da-rocha ( este último apenas nos municípios identificados na Portaria 736/2001, de 17/7, corrigida pela Declaração de Retificação 14-J/2001, de 22 de Novembro).
Posso caçar a Migradoras de Verão em terrenos não ordenados?

Não. Até à data, não foi publicado o referido EDITAL das Migradoras de Verão, que define os locais de caça a estas espécies. Consequentemente, não é permitidoo exercício da caça a estas espécies em terrenos cinegéticos não ordenados.

Pelo envio dos trabalhos, agradecimentos sinceros à Exma. Sra. Dra. Paula Simões
Assessora Jurídica da FENCAÇA-Federação Portuguesa de Caça

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Incêndio na Praça da Liberdade


Um incêndio que deflagrou hoje, segunda feira, dia 13 de Agosto, na loja do prédio n.º 3 da Praça da Liberdade, poderia ganhar proporções alarmantes se não fosse a pronta intervenção de alguns populares que ocorreram de imediato ao local, munidos com baldes de água.
Pronta e imediata, foi também a intervenção dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, que num curto espaço de tempo chegaram ao local, deslocando quatro viaturas e uma dezena de  homens.
Como atrás foi referido, a pronta intervenção no incêndio foi de uma enorme eficácia, evitando que este se transformasse num autêntico barril de pólvora, atendendo às características das habitações daquela zona da vila, que se estendem da Praça da Liberdade, até à Rua de S. João.
Até à altura desconheciam-se as causas que pudessem dar origem ao incêndio, embora se comentasse que no sítio têm por hábito brincar diversas crianças. A G.N.R presente no local tomou conta da ocorrência.














Felizmente tudo não passou de um susto, o que nos apraz aqui registar.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Uns dias de férias

Nos poucos dias das minhas férias.
Se o mar não vem até aqui, fui eu até ao mar.
Para surpresa minha entre outras coisas belas, encontrei por lá, um dos orgulhos nacionais.
Aquele de que é apelidado de embaixador itinerante ao serviço de Portugal.
Construído na Alemanha no ano de 1937 nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), foi batizado com o nome de “Alberte Leo Schlaeter.
Participando na guerra de 1945 e tendo aí sido danificado, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas, que depois o cedem ao Brasil pelo simbólico preço de 5.000 dólares.
Em 1948 entrou ao serviço da marinha do Brasil, com o nomede"Guanabara", até ser adquirido por Portugal no ano de 1962. Tendo içado pela primeira vez a bandeira portuguesa a 8 de Fevereiro do mesmo ano.
Recebendo ao longo dos tempos algumas remodelações, já contribuiu grandemente para a formação marinheira de muitos oficiais da armada.
Entre muitas e muitas viagens que efetuou por todos os cantos do mundo, já deu 3 voltas completas a este.
Entrei no navio, fiz por lá uma visita e gostei muito de que vi!

ESTE É O NAVIO ESCOLA DE SAGRES



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Jornada de Caça da ACPT


A Associação de Caça e Pesca de Tortosendo
Leva a efeito no próximo dia 8 de Setembro, mais uma exemplar jornada de caça.