quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR


Investigadores da UBI identificam propriedades benéficas para a saúde no óleo de coentros

Investigadores da Universidade da Beira Interior descobriram propriedades antibacterianas no óleo de coentros contra várias bactérias nocivas ao Homem. O estudo revela não só o efeito antibacteriano do óleo de coentro, como a sua actuação sobre as bactérias.

Fernanda Domingues, que liderou o estudo, explica: “O óleo de coentros actua ao nível da membrana que envolve a célula bacteriana, destruindo a barreira entre a célula e o seu meio ambiente e inibe processos essenciais, incluindo a respiração, o que acaba por conduzir à morte da célula bacteriana”.
Os investigadores sugerem que o óleo de coentro poderá ter importantes aplicações na indústria alimentar e farmacêutica. Fernanda Domingues refere que “por ano, até 30% da população dos países desenvolvidos sofre de doenças transmitidas por alimentos. Este estudo deverá incentivar o desenvolvimento de novos aditivos alimentares que contenham óleo de coentro para combater agentes patogénicos de origem alimentar e evitar a deterioração bacteriana”. A investigadora da UBI acrescenta ainda que “o óleo de coentro poderá também tornar-se numa alternativa natural aos antibióticos comuns. Prevemos a utilização de óleo de coentros em medicamentos na forma de loções, colutórios e até em comprimidos, para combater infecções bacterianas multirresistentes que de outra forma não poderiam ser tratadas e, com isto, melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas. "
O grupo de investigadores da UBI testou o óleo de coentro em doze estirpes bacterianas, incluindo
Escherichia coli, Salmonella enterica, Bacillus cereus e meticilina-resistantStaphylococcus aureus (MRSA). O óleo de coentro actuou como bactericida para quase todas as bactérias testadas, à excepção da Bacillus cereus e da Enterococcus faecalis.
O estudo, realizado por Filomena Silva, Susana Ferreira, João Queiroz e Fernanda Domingues, intitula-se "Óleo essencial de coentros: a sua atividade antibacteriana e modo de acção avaliados por citometria de fluxo". Os resultados do estudo foram publicados na revista científica
Journal of Medical Microbiology, a 25 de Agosto último.

Fonte: UBI


terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Tortosendo durante o mês de Setembro




Padroeira do Tortosendo


Vai realizar-se este fim de semana, dias, 3 e 4 de Setembro,a tradicional Festa em Honra e Louvor de Nossa Senhora da Oliveira, Padroeira da Vila de Tortosendo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

AVISO à Navegação

Veio parar à minha caixa de correio electrónico uma nota informativa que diz o seguinte:

Cobranças PT Comunicações

Prezado Cliente:

Consta no sistema de cobrança, uma factura vencida referente ao mês de Agosto/2011, e que foi repassado para as providências jurídicas cabíveis.

Caso o Pagamento tenha sido efectuado, favor desconsiderar o mesmo, tendo em visto o objectivo deste apenas como informativo.

Depois, apontam em link o número de uma factura detalhada.

Por fim dizem: Atenciosamente, Portal PT Comunicações

NOTA: Como não sou cliente da PT, depressa me apercebi de tratar-se de uma fantochada.

Também tenho conhecimento de muitos mais informativos que circulam por aí.

Ó Zé Povinho.

Anda por aí uma bagunça.

Anda, Anda!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

HOJE ESCREVO EU


Como me encontrei ausente por uns dias deste nosso rincão da beira, Tortosendo.

Sempre no seu melhor e no seu pior.

Encontrei assim, umas tantas e boas novidades!
E há até quem diga, que por vezes aqui vão aparecendo alguns fenómenos, tal como no Entroncamento.
Será isso verdade?


OS CONVÍVIOS DA A.C.P.T.


As boas vêm desta jovem Associação de Caça e Pesca de Tortosendo, que continua em franca actividade, proporcionando aos seus associados e ao povo do Tortosendo, bonitos convívios, tanto a nível de pesca como de caça, trazendo sempre a esta terra, dezenas de forasteiros a participarem nestes bonitos eventos, referentes à caça e à pesca. Felicitações para a ACPT.

FESTA EM HONRA DE S. JOSÉ OPERÁRIO

A Festa em Honra de S. José Operário no Bairro do Cabeço, ao que nos contaram, foi um êxito.

Parabéns à comissão organizadora.

Com um senão, o arrombo à caixa das esmolas.


SANITÁRIOS PÚBLICOS DA PRAÇA DA LIBERDADE

Dizem, que à falta de:
Continua a urinar-se, ora nas escadas da retrete da praça, ora no quintal do Sr. Toneca, mesmo ali a paredes meias com a Livraria Central, proporcionando nestes locais cheiros nauseabundos.

Mas em abono de verdade achamos mal a quem pratica tais actos por ali, porque naquele centro existem algumas casas comercias, todas elas dotadas de casas de banho públicas.
SÍTIO DA FONTE DA CAL
Como também achamos mal que a pedido dos moradores daquela zona, sítio da Fonte da Cal, a autarquia, tenha mandado retirar os contentores do lixo ali existente, por se verificar, que o mau cheiro e a bicharada exarada dos mesmos, era um problema constante para os seus moradores.

Nós por aqui já nos tínhamos referido a este caso numa outra ocasião.
http://dotortosendoeu.blogspot.com/2009/12/no-largo-da-fonte-da-cal.html

Mas o que nos apraz aqui registar é que alguém de mau senso, continue a fazer ali depósito de lixo, mas desta vez sem contentores.
Como não podia deixar de ser, achamos reprovável tal atitude!

BAR ESPLANADA DO PARQUE DE S. MIGUEL

Com desagrado também registamos a falta de animação em noites de verão da (explanada -bar) do parque de S. Miguel, que funcionava no anfiteatro do parque.

E que pelo que nos foi dado saber, o ano transacto funcionou e bem em toda a sua plenitude.

Mas também o que nos trouxeram ao conhecimento, é que este ano se moveram outros ventos, para que aquele bar deixasse de funcionar pura e simplesmente, cortando-se assim o gosto a muitos, de quantos gostavam de usufruir daquele espaço de diversão.

E como certos ventos movem montanhas!

Contentam-se assim uns poucos em detrimento de uns tantos!

Mas já agora ao que temos conhecimento, a autarquia criou aquele bonito espaço, para outros tipos de eventos senão a feira de S. Miguel.

Caso contrário seria um desperdício imóvel muito inútil.

Funcionou assim noutros tempos aquele bonito espaço.

Ó ZÉ POVINHO, há por aqui coisas interessantes, então não há?

Há-Há-Há!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A 73ª Volta a Portugal em Bicicleta, por terras da nossa Beira

6ª Etapa - 11 de Agosto- Quinta-Feira - Aveiro-Castelo Branco - 215,9 Km.











7ª Etapa - Sexta-Feira, dia,12 de Agosto - Sabugal-Guarda - (C. R.) - 35,3 Km.









8ª Etapa - Sábado,13 de Agosto - Etapa,Rainha da Volta - Seia-Torre - 182,8 Km.








9ª Etapa - Domingo, 14 de Agosto - Covilhã - Sertã - 182,3 Km.